Policial

Desde 2022, Polícia Civil apreendeu mais de 37 toneladas de fios de cobre

Aproximadamente 140 autores de furtos ou receptadores foram presos

A Polícia Civil do Paraná apreendeu mais de 37 toneladas de fios de cobre em ações ocorridas entre janeiro de 2022 e agosto de 2023 em todo o Paraná. Essa atuação levou à prisão 139 pessoas por receptação ou furto durante 159 ações.

Nesse volume estão 724 quilos apreendidos na Região Metropolitana de Curitiba, 3 toneladas em municípios do interior e 34 toneladas na Capital, que responde por 91% do total. Além disso, foram apreendidos 15,4 mil metros em fios, baterias estacionárias, placas de comutação, bobinas de cobre, transformadores e materiais elétricos.

“A polícia foi orientada a intensificar as ações para identificar e prender os receptadores destes materiais, pois estes crimes trazem prejuízo não só às empresas, mas também à sociedade, que acaba sendo privada de alguns serviços”, afirma o delegado-geral da PCPR, Silvio Rockembach.

Este tipo de ação, segundo ele, visa combater o furto de fios utilizados em cabeamentos de telecomunicações. O furto desse material promove a interrupção de serviços de telefonia, internet e energia elétrica.

De acordo com as investigações, após o furto, os criminosos trituram os fios e vendem no mercado clandestino. Estima-se que, com as apreensões, o prejuízo causado aos criminosos seja superior a R$ 1,7 milhão.

Ação recente

Na quarta-feira (16), os policiais civis apreenderam 10 toneladas de fio de cobre em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram cumpridos 5 mandados de busca em estabelecimentos de recicláveis em Colombo e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Denúncias

A Polícia Civil reforça a importância da população auxiliar nas investigações contra furtos de fios de cobre. Caso o cidadão identifique que, próximo à residência ou trabalho, está acontecendo furto ou receptação de fios de cobre, deve denunciar. As denúncias podem ser feitas de qualquer cidade do Estado, através do telefone 0800-643-1121. A atuação da população auxilia diretamente na repressão deste tipo de ação criminosa.

  • Fonte: PCR

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.