Umuarama

Darci Piana visita Expo Umuarama e exalta importância da agroindústria

Governador do Paraná, em exercício, destacou agronegócio em Umuarama

Governador em exercício Darci Piana - Feira

O governador em exercício Darci Piana destacou a importância do agronegócio durante a sua participação na Expo Umuarama nesta sexta-feira (10). Ele participou de um encontro com prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e empresários do setor agroindustrial, a quem citou investimentos feitos e novos projetos que vão alavancar ainda mais a economia regional.

“O Paraná cresce em torno de 12% ao ano na nossa produção do agronegócio e precisa ter escoamento para isso tudo. No porto, por exemplo, estamos ampliando a capacidade de carga com o Moegão, em função do projeto da Nova Ferroeste, que será licitada em breve e vai melhorar o escoamento da produção. Na região Noroeste, temos obras como a Estrada Boiadeira e a duplicação parcial da PR-323, além das novas concessões rodoviárias programadas para ampliar a capacidade das estradas”, apontou Piana.

Darci Piana falou com prefeitos e empreendedores rurais e urbanos.

O Estado é o maior produtor de proteína animal do Brasil e neste ano também deve bater o recorde n produção da safra de soja. O agronegócio é responsável por mais de 30% do PIB estadual.

Piana também disse que o Governo do Estado estimula a produção agropecuária com diversos programas próprios. Desde 2019, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento firmou convênios que garantiram implementos agrícolas, panificadoras e hortas comunitárias, Central de Alimentos e veículos aos municípios do Noroeste. Também houve a liberação de R$ 32,3 milhões em créditos do RenovaPR e a readequação de 142 quilômetros de estradas rurais.

Coopera Paraná, Compra Direta, Trator Solidário e Banco do Agricultor também são exemplos de iniciativas que valorizam ainda mais o produtor rural, com garantia de compra da produção, apoio para a realização de novos investimentos e juros subsidiados para transformação energética.

Secretários de Estado e deputados acompanharam Darci Piana na Expo Umuarama.

Ele ainda lembrou que a missão comercial internacional liderada pelo governador Ratinho Junior deverá gerar resultados positivos para o agronegócio de todo o Estado, incluindo a região Noroeste.

“Nosso governador está no Japão procurando abrir novos mercados para vender os produtos que nós produzimos aqui, principalmente a carne de suíno e carne de gado. É uma medida que reconhece o esforço dos produtores paranaenses e que dará a oportunidade deles ganharem mais, ajudando também a economia do Paraná”, concluiu.

Expo Umuarama

A feira está em sua 48ª edição Nacional e 21ª Internacional com o objetivo de demostrar, através dos seus vários segmentos, o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná. São 11 dias de festa – de 9 a 19 de março, com expectativa de aproximadamente 300 mil visitantes e R$ 100 milhões de movimentação de negócios gerais.

Visita de autoridades à feira exposição.

A tradição da pecuária e a força da agricultura se unem às alternativas tecnológicas a serviço do agronegócio, proporcionando um cenário de horizontes para o campo e a cidade. A exposição também se destaca como vitrine da indústria, comércio e prestação de serviços, com presença de empresas do ramo moveleiro, gastronômico, metal mecânico e vestuário. A programação artística atrai grandes nomes da música nacional, que também tem entre os seus atrativos o rodeio transformando a Expo Umuarama em uma das grandes festas do circuito nacional.

Presenças

Em Umuarama, Darci Piana e comitiva foram recepcionados pelo prefeito Hermes Pimentel e o presidente da Sociedade Rural, Milton Gaiari e diretores. Também participaram da visita o secretário da Saúde, César Augusto Neves; o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel; o secretário do Turismo, Márcio Nunes; o diretor-presidente da Ceasa, Eder Bublitz; o deputado federal Beto Preto; os deputados estaduais Alexandre Curi, Tiago Amaral, Flávia Francischini, Adriano José, Do Carmo e Matheus Vermelho, além de prefeitos da região.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.