Saúde

Confirmada morte de homem por Dengue em distrito de Umuarama

Paciente de 74 anos era morador de Vila Nova União

Umuarama registrou uma morte em decorrência de sintomas da Dengue, a primeira do atual ano epidemiológico – iniciado em agosto de 2022. A informação foi confirmada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

A vítima é um homem de 74 anos, morador do distrito de Vila Nova União. A morte ocorreu no último dia 12 e como ele apresentava sintomas da doença, o município seguiu o protocolo e encaminhou o exame para Curitiba. Na tarde desta sexta-feira (28), o Lacen confirmou que a causa da morte foi Dengue grave. “Infelizmente a morte foi confirmada. O paciente tinha hipertensão e o quadro se agravou muito rápido”, informou a diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro.

O distrito de Vila Nova União é uma das localidades que enfrenta surto de Dengue no município – a outra é a região central de Umuarama, atendida pelo Centro de Saúde Escola (CSE). Conforme o último boletim, a cidade conta com 12 unidades de saúde em situação de alerta, devido ao número elevado de casos – são 171 desde agosto do ano passado. O número equivale a 10% das notificações de suspeita da doença, que somam 1.710 – das quais 1.275 foram descartadas 264 estavam em investigação na última semana.

“A situação de alerta, exige mais cuidados da população com a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, também é responsável pela febre Chikungunya, que já tem casos confirmados na cidade. Precisamos realizar vistorias periódicas nos quintais, eliminar objetos que acumulem água e controlar a infestação do mosquito”, completou Sandra Pinheiro.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.