Educação

Computadores para alunos de 1° ao 5° ano das escolas municipais

Recurso tecnológico será disponibilizado ao ensino pedagógico ainda este ano

Os alunos de 1° ao 5° ano das Escolas Municipais de Umuarama vão ter computadores em salas de aula. E os educadores já estão se qualificando para trabalhar com essa ferramenta tecnológica chamada Chromebook.
Os coordenadores pedagógicos de 22 unidades escolares divididos em dois grupos (manhã e tarde), participaram de uma formação realizada pela Secretaria Municipal de Educação nesta terça-feira (6), no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE). Tudo sobre a integração de tecnologias digitais às práticas pedagógicas.
O foco central foi a utilização do computador portátil Chromebook, que será disponibilizado em breve para turmas de 1° ao 5° ano de todas as escolas municipais. “O sistema Google Sala de Aula já é amplamente utilizado pelos professores e a partir de setembro, com a destinação dos chromebooks para os alunos, as atividades poderão ser integradas”, disse a coordenadora de tecnologias educacionais Dayane Horwat, responsável pela formação ao lado do coordenador Vinícius Cerezuela.
O assessoramento pedagógico apresentou o equipamento às coordenadoras e o próximo passo será o treinamento também com os professores. Conforme a orientação pedagógica 054/2022, da Secretaria de Educação, a qualificação visa facilitar a exploração desse recurso tecnológico que estará disponível no ambiente educacional. “As coordenadoras serão as principais mediadoras do trabalho desenvolvido na escola”, disse a coordenadora pedagógica Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato.
Cada escola terá um cronograma para utilização dos chromebooks em sala de aula, a fim de que todas as turmas do 1º ao 5º possam trabalhar com o equipamento. “Nos dias programados, cada aluno terá um computador portátil para realizar as atividades de pesquisa, apresentações, vídeos, jogos interativos e outros recursos, assegurando o contato com a tecnologia e expandindo o aprendizado”, disse Dayane Horwat.
Formação 
A Secretaria de Educação também planeja propiciar orientação e formação com todos os professores da rede municipal, sobre o uso do equipamento no contexto escolar. Para isso, está agendado um assessoramento pedagógico ao docente também no CMDPE, entre os dias 6 e 17 de outubro. Os chromebooks serão entregues às unidades educacionais a partir do dia 8 e em seguida os estudantes, com a mediação do docente, poderão conhecer e utilizar o equipamento.
Professores aprofundam conhecimento sobre o sistema Chromebook.
“O professor vai propor e mediar uma atividade pedagógica de adaptação e integração à nova ferramenta. Sugerimos que seja utilizado o Google Docs para uma atividade de digitação (ditado) que contemple um objetivo de conhecimento que a turma esteja estudando naquela rotina e em seguida uma pesquisa na internet, utilizando o buscador Google”, recomendou Patrícia Abucarma.
Para a secretária de Educação, Mauriza Lima Menegasso, a inserção de tecnologias em sala de aula proporciona novas oportunidades de aprendizado aos estudantes. “Esses chromebooks são parte do compromisso de formação de cidadãos críticos que possam aprender de diversas formas. Acreditamos na integração do trabalho coletivo entre a secretaria, coordenadoras e professores para a integração das tecnologias educacionais em nossas salas de aula”, completou.

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.