Regional

Cianorte terá uma captação de água no Rio Ligeiro

Investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões

default

O Rio Ligeiro fará parte do sistema de abastecimento de água de Cianorte a partir do próximo ano. A Sanepar está instalando uma nova captação de água nesse manancial, que vai ampliar em quase 60% a capacidade de produção de água para abastecer os mais de 82 mil moradores da cidade.

Com investimento de R$ 29,8 milhões, o empreendimento trará a garantia de abastecimento pelos próximos 20 anos. Além das obras de captação, estão sendo instalados 18,7 mil metros de adutora, que transportará a água do Rio Ligeiro até a estação de tratamento.

O sistema vai receber, ainda, mais 27,8 mil metros de redes e três estações de bombeamento para melhorar a distribuição de água para todas as regiões da cidade.

A ampliação do sistema de abastecimento vai beneficiar toda a população. “A Sanepar investe para atender a demanda atual e futura das cidades, e Cianorte estará com o abastecimento assegurado por pelo menos mais duas décadas”, destaca o gerente regional da companhia, Ezequiel de Souza Ribeiro.

As vantagens para a cidade são também de ordem econômica. Investimentos desse porte criam oportunidades de trabalho e movimentam a economia local. Ao longo da execução serão gerados cerca de 4.300 empregos, diretos ou indiretos.

A previsão é de que o novo sistema de captação de água entre em operação até o fim do primeiro semestre de 2024. A partir daí, a Sanepar irá suspender a captação no Ribeirão Bolívar, que está em operação desde a década de 1970 e passará a auxiliar em casos emergenciais.

Interligações

Estão sendo instalados 18,7 mil metros de adutora, 27,8 mil metros de redes e três estações de bombeamento.

A implantação das tubulações exige um cuidado a mais. Para assentar a adutora, estão sendo abertas valas, com corte do pavimento, gerando grande movimentação de terra. Para segurança de todos, algumas vezes é necessário a interdição total ou parcial de trechos das ruas, passeios e calçadas. Por esta razão, a Sanepar alerta para que os motoristas e pedestres fiquem atentos nos trechos de obras na saída para a Avenorte, nas avenidas Maranhão, Manduí e América e nas ruas Araguari e Padre Teobaldo, até a estação de tratamento, na área central.

As novas redes de abastecimento estão sendo assentadas em diversas regiões da cidade com a finalidade de ampliar e melhorar o sistema distribuidor. A cada trecho implantado são feitas as interligações das novas tubulações ao sistema operacional existente. Por isso, podem ocorrer interrupções no fornecimento de água de forma temporária. Nessas obras, também é necessário abertura de valas, calçadas e pavimentos. A Sanepar lembra que esses transtornos são rápidos e pontuais e que as obras visam o bem comum do abastecimento regular.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.