Umuarama

Cemitério de Umuarama será ampliado para mais 1.600 sepulturas

Projeto inclui gavetário com 500 espaços

O Cemitério Municipal de Umuarama vai ganhar uma nova área com 8 mil m², onde serão construídos aproximadamente 1.100 túmulos. As obras de terraplenagem foram iniciadas na última segunda-feira (29) e a próxima fase será a construção do muro. O projeto inclui também a construção de um gavetário para mais 500 sepulturas.

A ampliação será em área ao lado do atual cemitério – fundos do Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa – e chega para resolver um problema antigo enfrentado pela Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários). “Temos 15 mil túmulos e ao menos 14 mil deles estão ocupados. Mesmo com a construção de gavetários, que aumentaram em 480 sepulturas, temos de pensar no futuro e esta obra é mais que necessária”, observou Édipo Turisco, diretor da Acesf.

Área possui 8 mil m2. e fica no fundo do Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa.

Ele conta que a Prefeitura ficará responsável pela terraplenagem e pela execução das galerias de águas pluviais. “A empresa que vai executar a obra completa já foi contratada e acreditamos que esta ampliação já estará disponível nos primeiros meses de 2023. O projeto inicial conta em sua planta arquitetônica com uma única rua central ligando a área do cemitério atual à ampliação, que terá paisagismo, arborização e iluminação adequados”, detalha.

O projeto de ampliação conta também com área de construção interna, depósito de ferramentas e materiais de construção da Acesf, além de novos gavetários verticais e ossários. “Também pretendemos executar uma obra que é um antigo pedido dos profissionais autônomos que atuam ali na limpeza dos túmulos, que é um depósito para que possam guardar seus materiais de trabalho”, acrescenta Turisco.

  • Assessoria 

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.