Saúde

Cemil – Profissionais e pacientes curados da Covid abraçam ipês plantados há 1 ano

Hospital Cemil atendeu mais de 2.500 pacientes de Covid-19

No Dia da Árvore de 2021, a Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil, em parceria com a Prefeitura de Umuarama, realizou o plantio de 20 mudas de ipês na Praça Oscar Thompson Filho – ao lado do Hospital. A ação foi uma homenagem aos heróis que lutaram durante a Pandemia de Covid-19.
E na manhã desta terça-feira (20), às 11 da manhã, profissionais de saúde e pacientes voltaram para visitar as mudas, que agora já são pequenas árvores. Em círculo, formaram um grande abraço, fizeram orações e homenagens.
A ação com o tema: “Cuidar é Essencial”, integra o Abraço Ambiental 2022, promovido pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Umuarama em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Umuarama. O Hospital Cemil participa na categoria Organizador.
Desde o plantio, no ano passado, os ipês são carinhosamente cuidados por funcionários do Hospital Cemil e a Praça Oscar Thompson Filho tornou-se um símbolo da luta contra a Covid-19.

Referência 

Equipes de saúde e ex-pacientes juntos na celebração pela vida.

O Hospital Cemil é referência no tratamento da Covid-19 no interior do Paraná, trabalhando na prevenção e tratamento de todos os quadros da doença. Desde o início da Pandemia até agora, mais de 2.500 pacientes foram atendidos na instituição em decorrência da Covid-19.
De acordo o presidente do Hospital Cemil, Dr. Guilherme Antônio Schmitt, a taxa de mortalidade em pacientes graves, submetidos a ventilação mecânica, internados em UTIs no Cemil foi menor que 24%, enquanto em alguns estados foram registrados índices de até 80% de mortalidade, no mesmo período.
“Esses resultados podem ser comparados apenas aos de outros centros de excelência, como o Hospital Albert Eistein ou o Hospital Israelita. Isso graças ao trabalho de uma gama enorme de médicos especialistas, como pneumologistas e intensivistas dedicados 24 horas, bem como a todos os profissionais de saúde, especialmente fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de diversas áreas que arriscaram suas vidas para socorrer quem necessitava. Como verdadeiros heróis eles lutaram incansavelmente por cada paciente, sem nunca desistir de nenhum”, disse.

Reencontros

pacientes recuperados, e agradecidos.

A ação promovida pelo Hospital Cemil para comemorar o Dia da Árvore e homenagear os heróis da Pandemia proporcionou encontros e momentos de grande emoção. O pastor Josué Ferreira e o motorista Olair da Silva Santos se conheceram enquanto lutavam pela vida, os dois com quadros graves de Covid-19.
Entre fevereiro e março de 2021, o Pastor Josué e o Olair, que até então não se conheciam, foram internados no Pronto Atendimento de Umuarama aguardando vagas de UTI hospitalar.
O país vivia um dos piores momentos da Pandemia e todos os leitos de alta complexidade na região de Umuarama estavam ocupados. Josué aguardou seis dias e Olair quatro dias, até que foram transferidos para o Hospital Cemil.
“Quando o Dr. Ronaldo de Souza falou meu nome, foi como se eu ouvisse a voz de um anjo e pensei: estou salvo”, conta Olair.

Um abraço de gratidão pela cura da doença.

Ambos apresentavam grande comprometimento pulmonar e ficaram internados vários dias na mesma UTI. Na enfermaria, dividiram o mesmo quarto por semanas e os laços de uma forte amizade foram selados.
“Nossa eterna gratidão a todos os profissionais de saúde que trabalharam na Pandemia, que se sacrificaram, que não mediram esforços e que não desistiram para que hoje pudéssemos estar aqui”, disse o pastor Josué, que fez uma oração e proferiu uma bênção a todos que lutaram contra a Covid-19.
Os amigos contaram que se falam frequentemente. “O Hospital Cemil vai ficar marcado para sempre em nossas vidas. Aqui tivemos uma nova chance, um renascimento. É onde começou uma grande amizade que nasceu num momento de dificuldade, um dando força para o outro”, concluiu Olair.

  • Assessoria de Comunicação

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.