Umuarama

Campanha da Fraternidade alerta para situação da fome

Combate à fome é uma das prioridades na comunidade católica

A Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema ‘Fraternidade e Fome’. E o Lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer”, (Mt 14,16). Com o início do temo da Quaresma, os cristão são alertados para refletirem e agirem sobre esta situação que afeta milhões de brasileiros.

Os números relacionados à fome são impressionantes em algumas cidades jurisdicionadas à Diocese de Umuarama. Segundo os dados oficiais, 31.052 pessoas vivem com menos de R$ 154 por mês. Somente no município de Umuarama seriam 7.573. A partilha é uma das ações fundamentais nesse momento.

Durante coletiva de imprensa para lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, o Bispo Diocesano de Umuarama, Dom João Mamede Filho fez uma reflexão sobre o tema da campanha e afirmou que ela une a realidade de famintos à solidariedade. “A fé deve levar à prática. Sem obras, a fé é morta, já dizia São Tiago (Tg 2,17). Por isso, que ao trazer a reflexão para a realidade de milhares de famintos, a Igreja mostra que a multiplicação dos pães sempre suscitou um forte apelo ético direcionado à justiça distributiva e ao direito ao alimento como garantia de vida. E revela a preocupação de Deus pelo bem fundamental de cada ser humano, sinal de um Reino feito de atenção aos pobres, de partilha e saciedade de bens para todos”, destaca Dom João.

O Diácono Márcio Henrique Lopes, Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, foi enfático em dizer que muitas vezes, a merenda escolar é a única fonte de alimentação consistente realizada no dia de alguns alunos. “Esses infelizes e corriqueiros exemplos provam que a mazela da fome ainda é uma triste realidade em muitas das nossas famílias. Nenhum cristão pode dormir tranquilo quando tantos homens e mulheres estão em situação de insegurança alimentar. A Campanha da Fraternidade também faz uma denúncia social, não se trata apenas de um gesto de partilha e solidariedade, é preciso rever com coragem as estruturas que provocam a miséria e consequentemente a fome.”, reforça.

Presenças

A coletiva aconteceu na Residência Episcopal, com a presença da imprensa diocesana e local, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese. Compuseram a mesa principal o Bispo Dom João Mamede Filho, o Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, Diretor do Centro de Estudos São João XXIII e Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Carlos Alberto de Figueiredo, o Diácono da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Cianorte e Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, Márcio Henrique Lopes, a Fundadora e Presidente da Associação Vida e Solidariedade, Maria do Carmo da Silva (Dona Maria da Sopa) e a Vice Coordenadora da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese e do Regional Sul 2, Letícia Framesche, mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental e pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Umuarama.

  • Editoria Milênio
  • Fotos: Divulgação

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.