Umuarama

Bispos e Arcebispos do Paraná estão reunidores em Umuarama

Assembleia da Regional Sul 2 na Capital da Amizade

Uma Santa Missa na Catedral do Divino Espírito Santo na noite do último domingo (12), marcou o início da 1ª Assembleia dos Bispos do Paraná de 2023, que está sendo sediada na Diocese de Umuarama. Mais 20 sacerdotes da Igreja Católica compareceram para o encontro que será realizado nesta segunda e terça-feira.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo Bispo de Guarapuava e Secretário do Regional Sul 2, Dom Amilton Manoel da Silva e pelo Bispo de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho.
Em sua homilia, Dom Geremias recordou a caminhada da Diocese de Umuarama, agradeceu pelos seus pastores, destacando seu primeiro bispo, hoje, emérito, Dom José Maria Maimone – que estava presente na celebração. Ele recordou que a Diocese teve importante destaque na Igreja do Brasil, pela sua atuação na Pastoral do Dízimo e pela implantação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Também, destacou o trabalho vocacional, do qual os frutos são visíveis pelo expressivo número de sacerdotes diocesanos.
Bispos na Missa de abertura da Assembleia, na Igreja Catedral.
Dom Geremias enfatizou também o trabalho que Dom João Mamede vem realizando, desde 2011, quando assumiu a Diocese. “Dom João vem dando continuidade às ações pastorais, aperfeiçoando-as, segundo as necessidades dos tempos atuais, focando no cuidado do clero, assim como nas vocações, na iniciação à Vida Cristã, na formação de lideranças, na renovação das estruturas e na missionariedade, tornando a Diocese uma referência de evangelização no Regional Sul 2 da CNBB”.
Também foram mencionados o ano (2023) do Jubleu de Ouro da Diocese de Umuarama, e o trabalho visando a canonização do Servo de Deus, padre José Carlos Parra Pires. O sacerdote morreu no dia 20 de abril de 1990, aos 32 anos de idade, em um acidente de carro entre Alto Piquiri e o Distrito de Paulistânia, onde havia participado de uma celebração religiosa.
Assembleia dos Bispos
Na manhã desta segunda-feira (12), os bispos e arcebispos reunidos em Umuarama iniciaram as atividades do dia com a celebração da Eucaristia, que foi presidida pelos bispos de recente nomeação. O bispo auxiliar de Curitiba, Dom Reginei José Modolo, presidiu a Eucaristia, ladeado pelo bispo auxiliar de Cascavel, Dom Aparecido Donizeti de Souza, e pelo bispo de Cornélio Procópio, Dom Marcos José de Souza.
Após o café, eles deram início aos trabalhos previstos na pauta da Assembleia. Entre os temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, na África: a próxima Assembleia do Povo de Deus, que será realizada no mês de setembro, em Londrina; a atuação da CRP: o Sínodo dos bispos e Assembleia Eclesial: o Ano Vocacional: e outras questões referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional. O encontro tem como local o Centro Diocesano de Formação, no Parque Tarumã.
Na assembléia, Bispos e Arcebispos discutem temas pontuais.

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.