Umuarama

Audiência pública sobre manejo da APA do Rio Piava será dia 27 de março

Proposta de revisão do plano de manejo em discussão

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) convida a sociedade organizada de Umuarama e a população em geral para participar da audiência pública referente à revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava. Será realizada no próximo dia 27, a partir das 9h, no Anfiteatro do Paço Municipal.

O tema é o mesmo apresentado na consulta pública realizada por meio de formulário eletrônico, entre os dias 15 a 22 de fevereiro: ‘Visão das comunidades e proposta de zoneamento ecológico-econômico da APA do Rio Piava’.

“Na consulta pública colhemos opiniões da população, que preencheu os formulários respondendo perguntas sobre como cada um vê a nossa APA, além de deixarem sugestões. Agora pretendemos fechar o trabalho com a audiência pública, onde os representantes da sociedade poderão se manifestar”, disse a presidente do CMMA, Fernanda Periard Mantovani.

Um dos objetivos é garantir desenvolvimento ambiental sustentável em harmonia com a infraestrutura urbana para melhorar a qualidade de vida dos umuaramenses. O plano de manejo existe para assegurar a utilização da área da APA da forma mais adequada, garantindo a sua conservação com o uso racional dos recursos naturais.

“Trata-se de um instrumento que ajuda a levantar demandas e a nortear a implementação de medidas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, intervindo nos aspectos socioambientais que determinam a utilização e ocupação dessa unidade de conservação”, explica o secretário do Meio Ambiente do município, Rubens Sampaio.

Para ele, a audiência pública revela o pensamento da população a respeito da APA e contribui para a proteção das nascentes, cachoeiras, cursos d’água, áreas de preservação permanente, reserva legal, áreas de reflorestamento e de uso do solo, culturas permanentes e temporárias, estradas rurais, etc. “Essa participação é importante para podermos cuidar da recuperação de áreas, conservação e proteção dos recursos naturais, impedir os efeitos nocivos da intervenção do homem e implantar uma política de conscientização da sociedade para a proteção ambiental”, reforçou.

  • Assessoria 
  • Foto: Arquivo

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.