Eventos

Abertas inscrições para Caminhada Ecológica de Umuarama

Evento será realizado dia 4 de junho com percurso de 7.700 metros

Lançada terça-feira (2), a 21ª edição da Caminhada Ecológica de Umuarama tem expectativa de reunir mais de 1.200 participantes. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser feitas presencialmente ou de forma on-line (link abaixo).
Além de curtir a natureza e praticar atividade física ao ar livre, os inscritos ainda concorrerão ao sorteio de brindes diversos – entre os quais várias bicicletas.
A caminhada é um dos mais tradicionais eventos voltados ao meio ambiente na cidade. Neste ano, a largada será às 8h do dia 4 de junho, no Lago Aratimbó, e o trajeto percorrerá trechos das avenidas Paraná, Valdomiro Frederico e Portugal, Rua Otacílio José Arruda e estrada Jaborandi.
Serão 7.700 metros de percurso até a Estação de Captação de Água da Sanepar. “Disponibilizaremos pontos de hidratação no percurso e ônibus para o retorno até o lago para os participantes que não quiserem voltar caminhando e se sentirem bem para percorrer o total de 15 km”, lembrou a secretária do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
Lançamento
Lançamento da 21ª Caminhada Ecológica.
A Caminhada Ecológica é uma realização entre a Prefeitura, por meio das secretárias do meio Ambiente, Esporte e Lazer (Smel), Educação e Saúde (que fornecerá ambulância para eventuais emergências), Tiro de Guerra 05.012, Sindicato dos Bancários de Umuarama e Região, Sanepar e Serviço Social do Comércio (Sesc).
O prefeito Hermes Pimentel agradeceu a dedicação de todos os envolvidos na organização da caminhada, “que já acontece há mais de 20 anos sempre com uma participação bem expressiva do público”, e aproveitou o lançamento para anunciar que Umuarama está prestes a implantar o projeto Pulmão Verde, em parceria com o Governo do Estado, que prevê compensações aos proprietários rurais que aumentarem a faixa de preservação permanente dentro da Área de Proteção Ambiental do Rio Piava, às margens do ribeirão.
“Nossa intenção é ampliar as matas ciliares de 30 para no mínimo 60 metros de largura em toda a extensão do Piava dentro do nosso município. O assoreamento é um dos maiores problemas do manancial de onde vem praticamente toda a água potável consumida pela população e esse projeto terá várias ações para preservar e recuperar o Piava, pensando nas futuras gerações”, apontou.
O lançamento contou com a presença, ainda, de vários representantes dos parceiros envolvidos na caminhada – Rafael Sereia, gerente da Sanepar; Michel Augusto da Silva, do Sesc/Umuarama; o subtenente Wendel Rodrigues da Silva, do Tiro de Guerra; e Wilson de Souza, do Sindicato dos Bancários, além de secretários municipais, diretores e outras lideranças.
Inscrições 
As inscrições para a 21ª Caminhada Ecológica de Umuarama já podem ser feitas na Prefeitura (Secretaria do Meio Ambiente), no Sesc e na secretaria da Smel (ginásio de esportes Amário Vieira da Costa). A partir da próxima semana os participantes inscritos poderão retirar uma camiseta promocional do evento na Prefeitura.
A inscrição também pode ser feita de forma on-line pela plataforma Google Docs até o dia 2 de junho.

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.