Umuarama

Após 10 anos de demanda judicial, via urbana será pavimentada

Trecho de 200 metros de extensão será pavimentado nos próximos dias

Uma demanda judicial que durou quase 10 anos entre o município de Umuarama a Mitra Diocesana está chegando ao final. Isto, graças a um acordo firmado entre a administração municipal e a Diocese. A via marginal Paulino Fontana – paralalela à Avenida Ivo Sooma) finalmente é liberada para pavimentação e tráfego de veículos e pedestres.

A Câmara de Vereadores aprovou projeto encaminhado pelo Executivo que deu origem à Lei 4.553/2022, publicada nesta quinta-feira (4) no diário oficial do município. Com a lei, o município transfere a propriedade de imóveis à Mitra Diocesana no Parque D. Pedro II – resguardada uma área para servidão de passagem – e confere plena quitação de débito, pela Mitra, extinguindo um processo de desapropriação e uma ação de reintegração de posse que tramitam na 3ª Vara da Fazenda Pública de Umuarama.

“Após um embate jurídico que durou anos, finalmente vamos pavimentar o trecho de 200 metros ligando a Rua Paulino Fontana (marginal à Avenida Ivo Sooma, na região do Conjunto Sonho Meu) à Rua Nova Canaã, no Parque Tarumã, garantindo mais uma opção de passagem segura para moradores e trabalhadores que trafegam diariamente pela região”, destacou o prefeito Hermes Pimentel.

Empresa que já executa obras no Tarumã prosseguirá na Rua Marginal Paulino Fontana.

O prefeito já determinou a inclusão do asfalto na programação de obras para as próximas semanas. “Estamos trabalhando no Tarumã e Parque Caiuá, além de outros serviços já programados. Acredito que em cerca de 30 dias poderemos iniciar a pavimentação daquele trecho da marginal, que será realizada com recursos e equipe própria”, explicou.

A pista terá 8 metros de largura e 190 de extensão, totalizando aproximadamente 1.500 m² de asfalto novo. “A execução tem tudo para ser rápida porque o solo já está parcialmente preparado. Faremos a limpeza, tratamento em algum ponto que for necessário, implantação de meio-fio e por fim o asfalto e a sinalização”, explicou o secretário.

Há poucas semanas a Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos implantou um ramal de galerias pluviais nas ruas Nova Canaã (confluência com a marginal), Novo Paraíso e Shalon, no Parque Caiuá. Além de recuperar o asfalto removido para a obra também estão sendo recapeados trechos comprometido pelo tráfego pesado, ao longo do tempo.

Nesta quinta-feira (4), uma empresa contratada pelo município aplicava uma grossa camada de CBUQ (massa asfáltica quente) e a conclusão deve ocorrer ainda nesta semana.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.