Umuarama

Umuarama terá uma central de arborização e paisagismo

Produção de mudas de flores e árvores para atender área urbana

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está investindo cerca de R$ 60 mil em recursos próprios na construção de duas estufas para plantio e desenvolvimento de mudas de flores para utilização no paisagismo urbano. Até pouco tempo era utilizada uma estufa montada no pátio de máquinas da Prefeitura, que foi danificada durante o último período de fortes chuvas.

Agora uma central de arborização e paisagismo está sendo implantada em uma chácara de propriedade do município – nas proximidades do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho. As estufas terão 30 metros de comprimento por 7  de largura (210 m²) cada uma.

“Nós trabalhamos com sementes e mudas adquiridas mediante licitações. As estufas são necessárias para desenvolver as plantas até o estágio adequado para o plantio, pois garante um ambiente apropriado para o crescimento e fortalecimento das mudas, que recebem substrato, adubação, irrigação e sol na medida certa”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

A chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, acrescentou que futuramente também serão produzidas mudas de espécies arbóreas para reposição e ampliação da arborização urbana. “A expectativa é que possamos utilizar as estufas já a partir de agosto”, estimou. Umuarama demanda hoje cerca de 50 mil mudas de flores e arbustos para ornamentar canteiros, praças e outros logradouros públicos, utilizadas em duas trocas anuais (verão e inverno).

Cada estufa terá 210 m2. de área.

Apenas no Lago Aratimbó tem cerca de 10 mil flores plantadas, depois que o local foi revitalizado para as festividades do aniversário da cidade. O prefeito Hermes Pimentel decidiu manter o paisagismo, tendo em vista que o lago é um dos pontos mais visitados da cidade, e está prevista uma decoração especial também para o natal.

Flores e árvores

A próxima licitação prevê o investimento de aproximadamente R$ 700 mil em mudas de flores e de árvores, insumos, substrato e demais artefatos utilizados no paisagismo. “Este é um cuidado que o município tem para atrair e agradar visitantes, a população em geral, e com isso ajudar a movimentar o comércio e o setor de serviços. Todo mundo deseja uma cidade limpa, bonita e colorida, e as flores já viraram uma tradição em nossa cidade. É uma das nossas atrações”, destacou o prefeito Hermes Pimentel.

  • Assessoria 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.