Umuarama

Confirmada em Umuarama a 340ª morte provocada por Covid-19

Causa do óbito é relatada com meses de atraso

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (26), a morte de uma mulher de 88 anos, provocada pelo vírus da Covid-19. Oficialmente ela é a 340ª vítima da doença contagiosa, registrada no município de Umuarama desde o início da pandemia.

Conforme o relatório divulgado pela Sesa, o óbito ocorreu no dia 15 de fevereiro deste ano, no domicílio da paciente. A mulher já havia tomado três doses da vacina, porém, por possuir comorbidades graves (esquizofrenia e alzheimer), o laudo oficial indicando a causa mortis como ‘complicações em decorrência do coronavírus’ foi apresentado pela Sesa somente agora.

Mais casos

De acordo com Franzimar Siqueira de Morais, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, há outros casos em análise na Sesa e a demora [na divulgação dos resultados] se deu pelo excesso de exames enviados por todas as Regionais de Saúde do Paraná nos períodos mais críticos da pandemia de coronavírus. “Felizmente agora temos uma redução no número de casos diários, desta forma a Secretaria tem conseguido atualizar suas demandas. Acreditamos que haverá algumas modificações nos relatórios e boletins sobre a Covid-19, tanto confirmando quanto descartando óbitos em nossa cidade”, explica.

Declaração de óbito

Ele destaca que as Declarações de Óbito (D.O.) são enviadas à Regional de Saúde que, após análise, divulga os números oficiais. “Apenas em posse de números oficiais é que montamos o nosso Boletim Covid”, especifica. Desta forma, após a Secretaria Municipal de Saúde informar que há 154 dias nenhuma morte havia sido registrada em Umuarama, o total de óbitos agora subiu para 340, com dados registrados desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020.

Novos casos

O Boletim Covid desta quarta-feira (27) traz a informação de que 5 novos casos foram confirmados, sendo 2 mulheres e 3 homens. Dois homens com idade avançada continuam internados na enfermaria do Hospital Cemil: um de 92 anos (que tomou 3 doses da vacina) e outro de 99 anos, que tomou 2 doses do imunizante.

O número de casos suspeitos é de 21 e o de casos ativos 68, indicando que existem hoje 89 pessoas em isolamento domiciliar. Neste período de 27 meses, 38.778 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus e deste total 38.371 se recuperaram. Em 207 dias (de 1° de janeiro até 27 de julho de 2022), 18.353 pessoas receberam diagnósticos positivos da doença (foram 9.387 mulheres, 6.868 homens e 2.098 crianças). Em julho, a média de casos está em 11 por dia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o cruzamento da taxa de positividade com o índice de internamentos classifica a cidade com “Bandeira Verde”.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.