Umuarama

Tiro de Guerra de Umuarama é campeão estadual em campanha de combate à dengue

No ano passado foram contidos 106 mil focos. Em 2022, 259 mil.

A campanha “Dengue – Aqui o mosquito não entra”, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o Paraná, teve sua premiação regional na manhã desta sexta-feira (8), na unidade de Umuarama. A região se destacou com o 1º lugar estadual na categoria ‘Equipe’, conquistado pelos atiradores do Tiro de Guerra 05.012 (com 22.667 focos do mosquito eliminados), e pelo 2º lugar com os agentes de endemias de Moreira Sales (22.165 focos extintos).

Outro avanço importante foi no volume total de focos contidos – foram 106 mil no ano passado e em 2022 o número subiu para mais de 259 mil, em todo o Estado. “O objetivo da campanha é conscientizar a população paranaense sobre a importância do envolvimento de cada cidadão no combate ao mosquito transmissor da dengue”, disse a gerente do Sesc/Umuarama, Thais Mariane dos Santos. “O crescimento de 144% em relação ao ano passado foi surpreendente e nos motiva a trabalhar ainda mais nas próximas edições”, afirmou.

A região de Umuarama foi destaque entre as demais unidades regionais do Sesc, com o maior número de focos eliminados – quase 60 mil. “Esta conquista só foi possível graças à união, participação e engajamento de parceiros como o Tiro de Guerra, a Vigilância Ambiental e os agentes de combate a endemias (ACEs), a 12ª Regional de Saúde, a Prefeitura de Umuarama – aqui representada pelo prefeito Hermes Pimentel – e os demais municípios da região”, agradeceu a técnica de Saúde e Ação Social do Sesc, Kauane Ribeiro Meschial.

Na categoria ‘Participante Individual’, o vencedor foi Eduardo Oliveira dos Santos, de Moreira Sales, com 8.322 focos eliminados, seguido pelo monitor Aragonez, do TG 05.012 (4.841) e por Luiz Felipe Cota Pinto, também de Moreira Sales (3.999 focos). Já na categoria ‘Prefeituras’, o primeiro lugar ficou com Moreira Sales (22.007 focos), em segundo ficou Umuarama (36.803) e em terceiro Esperança Nova (129 focos eliminados).

As agentes de combate a endemias Luíza Suenaga e Bruna dos Santos ficaram, respectivamente, em 2º e 3º lugar entre os agentes do município, categoria vencida pela ACE Franciele do Amaral, que eliminou 3.984 potenciais focos de reprodução do mosquito da dengue durante a campanha e faturou um smartphone patrocinado pela Fundação Cultural de Umuarama.

premiação foi anunciada no Sesc/Umuarama.

“Agradeço o empenho dos agentes e a parceria com o Tiro de Guerra e outras instituições, que já nos permitiram eliminar 250 mil possíveis focos do mosquito, e também o apoio total do prefeito Hermes Pimentel nas ações de combate à dengue. Não podemos desanimar porque a luta continua”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luíza Ferreira.

O prefeito Pimentel parabenizou o Sesc, o Tiro de Guerra – instituição da qual é o diretor de honra –, os agentes e todos os envolvidos na campanha, “pelo importante trabalho em defesa da saúde da população de Umuarama e região”. Além dele, a premiação teve ainda a participação dos prefeitos de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado, e de Esperança Nova, Everton Barbieri, o chefe de instrução do TG, subtenente Rodrigo de Freitas Gomes, e o gerente-executivo do Senac/Umuarama, Tiago Teixeira Titericz.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.