Educação

Colégios estaduais recebem 25 mil kits Educatron, com Tvs e computadores

Modernidade tecnológica em salas de aula

Escolas da rede estadual de ensino estão recebendo kits Educatron, compostos por Smart TV 43”, computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável. O equipamento pode ser usado, por exemplo, para apresentação de conteúdo multimídia em sala de aula e para videochamadas com outros professores ou palestrantes.

Até o final de junho, 620 colégios já receberam os Educatrons. A previsão é de que nos próximos dias os 25 mil kits já tenham sido entregues e instalados — um para cada uma das 22,5 mil salas de aula, e os demais como reserva. O investimento na compra dos equipamentos chegou a quase R$ 122 milhões.

Umuarama

Em Umuarama, a direção do Núcleo Regional de Educação fez a entrega dos equipamentos na tarde de 27 de junho. A cerimônia contou com a presença do prefeito Hermes Pimentel e outras autoridades políticas e educacionais. Segundo a chefe do NRE, Gilmara Zanata, os kits Educatron foram distribuídos a todas as 25 instituições educacionais do Estado sediadas na cidade.

Tecnologia

Educadores e alunos vão experimentar a novidade.

“O Educatron é uma janela para o mundo. Além de abrir conteúdos multimídia, ele permite, por exemplo, chamar um professor de Portugal para falar sobre História”, diz Gustavo Garbosa, diretor de Tecnologia e Inovação da Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte).

Ele lembra, ainda, que além da aquisição dos equipamentos, também foi preciso investir em conectividade. Em novembro, a Seed anunciou a compra e distribuição de equipamentos de wi-fi para todas as escolas da rede.

Exemplo em sala de aula

No Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba, a professora Maria Cristina Pereira usa o Educatron em suas aulas de inglês. Quando um estudante tem dúvida sobre a pronúncia de uma palavra, ela abre um dicionário on-line, que mostra, além do significado, a pronúncia correta das palavras.

“Quando a gente precisa fazer uma pesquisa, consegue fazer na hora. Tem o YouTube para mostrar vídeos relacionados ao conteúdo, músicas. É uma ferramenta que está ajudando muito”, conta a professora.

  • Editoria Milênio

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.