Veículos

Agentes de trânsito vão controlar tempo de vaga de curta duração

Área de estacionamento temporário será fiscalizada

Para assegurar o respeito aos critérios de utilização das vagas de curta duração, que possibilitam um estacionamento rotativo sem a cobrança de taxas na região central de Umuarama, a Diretoria de Trânsito está implantando um sistema que permite o monitoramento do tempo de parada dos veículos nas vagas demarcadas.

Por meio de um aplicativo instalado no PDA (Assistente Digital Pessoal), semelhante a um celular utilizado pelos agentes de trânsito é possível registrar com foto o tempo de permanência nas vagas. O sistema está em fase de testes, mas os resultados são considerados excelentes.

O foco inicial é sempre a orientação. “Caso o condutor esteja próximo do veículo, ele é orientado sobre o uso do pisca alerta e o tempo máximo de utilização da vaga, que é de 30 minutos”, explicou o inspetor de trânsito da Guarda Municipal, Alberto Cavalcante.

Porém, caso os agentes percebam que o tempo foi excedido ou que o pisca não foi acionado, o veículo torna-se passível de notificação. “Com o aplicativo e as fotos o agente tem como comprovar a irregularidade. Da mesma forma o condutor tem a possibilidade de defesa, caso queira contestar a notificação”, acrescentou o inspetor.

Tempo limite da vaga de curta duração será monitorado.

Com o PDA o agente de trânsito fotografa o veículo, documenta o local e o início da utilização da vaga e monitora o período regulamentar. Caso o tempo não seja respeitado, o equipamento agiliza o preenchimento do auto de infração.

Poucos agentes poderão monitorar um grande número de vagas de curta duração ao mesmo tempo, com a utilização desse sistema. Mas o objetivo principal da fiscalização é manter a rotatividade, para que mais veículos possam utilizar as vagas e desta forma visitar e comprar no nosso comércio sem ter que pagar pelo estacionamento.

Apenas condutores que desrespeitarem a sinalização estarão sujeitos à autuação. Basta ficar atento que ninguém terá problema. Umuarama conta hoje com aproximadamente 420 vagas de curta duração, das quais em torno de 350 estão no centro comercial da cidade.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.