Umuarama

Bispo Dom Vicente Costa renunciou à Diocese de Jundiaí

Papa Francisco aceitou a renúncia e já nomeou substituto

A Santa Sé anunciou, nesta quarta-feira, 15 de junho, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia apresentado por Dom Vicente Costa ao Governo Pastoral da Diocese de Jundiaí (SP), por motivo de idade – 75 anos. Durante quase 8 anos ele atuou também em Umuarama. Foi nomeado como novo Bispo da Diocese Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, atualmente bispo de Itapeva (SP).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou gratidão pelo seu ministério Episcopal de Dom Vicente Costa, que agora entra em nova etapa, com a Emeritude.
Ele foi ordenado Bispo em 1º de julho de 1998, em Maringá. Foi Bispo da Diocese de Umuarama no período de 9 de outubro de 2002 até 28 de fevereiro de 2010. Antes, ele foi Bispo Auxiliar da Diocese de Londrina, entre os anos 1998 a 2002. Seu lema episcopal é: “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2, 5)”.
Em 7 de março de 2010, tomou posse como o quinto Bispo de Jundiaí, após cumprir sua missão na Diocese de Umuarama,m atualmente conduzida por Dom João Mamede Filho.
Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, Bispo de Itapeva (SP)< é o substituto de Dom Vicente Costa,.
Natural de Birkirkara, Ilha de Malta (Europa), Dom Vicente Costa nasceu em 1º de janeiro de 1947. Fez seus estudos primários na escola governamental de Birkirkara, de 1954 a 1957; os estudos secundários no seminário menor em Floriana, de 1958 a 1963. De 1964 a 1968 fez a faculdade de Filosofia na Universidade de Malta. Veio para o Brasil onde cursou a faculdade de Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba, de 1969 a 1971.
– Editoria Milênio
– Fotos: Arquivo.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.