Justiça

Encontro Regional do TRE aborda segurança das urnas eletrônicas em Umuarama

Informações sobre sistema eletrônico de votação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Coimbra de Moura, comandou o 8º Encontro Regional de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas (Enconsegue), realizado em Umuarama na manhã desta terça-feira (14). Participaram representantes de Cruzeiro do Oeste, Alto Piquiri, Xambrê, Pérola, Icaraíma, Goioerê e Cidade Gaúcha.

Anfitrião do evento, o prefeito Hermes Pimentel elogiou a iniciativa e destacou a importância do encontro, que contou com a presença de juízes, cartorários e representantes de partidos políticos. “É muito importante conhecer a força de trabalho do TRE para que as eleições sejam sempre ordeiras e exemplares. Para nós é uma honra recebê-los em Umuarama apresentando um tema tão especial”, pontuou.

Representantes de Umuarama e outras 7 cidades participaram do encontro.

O juiz Pedro Sérgio Martins Junior, do Fórum Eleitoral de Umuarama, também classificou o encontro como fundamental para abordar aspectos sobre a urna eletrônica, as metas da Justiça Eleitoral, a campanha de incentivo aos mesários voluntários e o Programa Permanente de Combate à Desinformação.

Convidados especiais do evento, alunos da disciplina de Cidadania e Civismo dos colégios cívico-militares. O desembargador falou sobre o perfil do TRE-PR na rede social TikTok, que conseguiu estabelecer uma conexão direta com o eleitorado jovem, utilizando linguagem direta. “Em 2018, 60 mil adolescentes e jovens se inscreveram como eleitores. Em 2020 esse número caiu para 32 mil. Agora, com essa campanha, foram mais de 123 mil novos eleitores”, comemorou Dr. Coimbra de Moura.

Estudantes de colégios cívico-militar.

Painéis

Foram apresentados quatro painéis: no primeiro deles, a coordenadora de Comunicação Social, Rubiane Barros Barbosa Kreuz, tratou do atendimento à imprensa e apresentou o Gralha Confere, ferramenta de combate à desinformação, bem como a Cartilha Cidadã e o Projeto Uniamiga (Universidade Amiga da Justiça Eleitoral).

Logo depois, o secretário de Tecnologia de Informação, Gilmar José Fernandes de Deus, junto com o chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney César de Oliveira, falaram sobre o processo eletrônico de votação e os dispositivos de segurança da urna eletrônica. Depois, foi a vez do coordenador de Segurança e Transporte, Flávio Henrique Marçal Rodrigues, que abordou as ações institucionais ligadas à área de segurança e inteligência. Por fim, o secretário da Presidência, Josmar Ambrus, falou de temas ligados às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da importância das audiências públicas.

  • Assessoria 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.