Umuarama

Campanha recebeu quase 4 toneladas de lixo eletrônico

Parte do material descartado será reaproveitado

Exatamente 3.850 quilos de equipamentos eletroeletrônicos foram arrecadados durante a campanha E-Lixo, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente nesta quinta-feira (9) no espaço Feira do Produtor. Neste ano, apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade durante quase todo o dia, foi recebida uma tonelada a mais que no ano passado.

A destinação correta do lixo eletrônico é realizada na cidade desde 2011 e, nesse período de 11 anos, quase 140 toneladas já foram coletadas em operações especiais com esta. Computadores, teclados, monitores, televisores (de tubo e de tela plana), ventiladores, impressoras, telefones, aparelhos de fax, cabos, multifuncionais e videogames foram entregues aos voluntários que trabalharam na campanha.

“A cultura do descarte correto desses inservíveis já está internalizada nos umuaramenses”, comenta Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente.

Paralelamente à arrecadação de eletrônicos já obsoletos, a campanha aproveitou para receber também lâmpadas e pilhas – só nesta edição foram arrecadados 48 quilos de baterias e pilhas, produtos que contêm elementos químicos pesados e prejudiciais ao meio ambiente, como chumbo, óxido de chumbo, cádmio, óxido de nível e lítio, por exemplo.

Fernanda Periard Mantovani, chefe da divisão de Controle Ambiental, detalha que diversos materiais aparentemente inúteis, serão aproveitados e reaproveitados em projetos desenvolvidos por entidades parceiras, como escolas e universidades. “Peças de computadores, por exemplo, serão utilizados em oficinas educacionais e práticas educativas na UniAlfa, Unipar (Universidade Paranaense) e no IFPR (Instituto Federal do Paraná)”, relata.

Ela acrescenta que após uma seleção minuciosa, realizada no Aterro Sanitário Municipal, tudo o que for comprovadamente classificado como resíduo inservível será destinado para reciclagem pela Cooperuma (Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços da Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama). “Vale destacar que o sucesso da campanha E-Lixo só é possível – e melhora a cada ano – devido às parcerias que a administração municipal tem com o Sescap, rede de supermercados Planalto, Sesc e Sanepar”, afirma.

  • Assessoria 
  • Fotos: Divulgação

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.