Educação

Escolinha de Trânsito de Umuarama retoma atividades

Escolinha possui mini pista, faixas de segurança e semáforo

A Escolinha de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram) retomou suas atividades nesta terça-feira (17), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos do quarto ano ‘A’ da Escola Municipal Analides de Oliveira Caruso foram selecionados para a volta das aulas de trânsito.

As aulas de trânsito objetivam plantar uma ‘semente’ para que a cidade tenha pedestres conscientes e bons motoristas no futuro.

A aula inaugural da nova fase da escolinha na sede da Umutrans teve a presença do prefeito Hermes Pimentel e secretários municipais. A instrutora será Andressa Siqueira Morando.

Prefeito Hermes Pimentel incentiva a escolinha.

A última turma fez o curso em novembro de 2019. “Depois disso tivemos o período de férias escolares e na volta às aulas, em 2020, a pandemia suspendeu todas as atividades presenciais. O nosso objetivo é educar a criança para não ter de punir o adulto, no futuro. É uma alegria ter os alunos de volta, pois o que se aprende nesta fase fica para a vida toda”, disse a inspetora Dianês.

Pimentel destacou a importância de conhecer as regras de trânsito já na infância. “O que o aluno aprende aqui ele passa a cobrar na conduta dos seus pais e familiares, o que aumenta a segurança do trânsito e ajuda a salvar vidas. Já estivemos na condição dos alunos e hoje devemos dar o exemplo. Uma boa base nesta fase da vida fará, com certeza, com que tenhamos um trânsito seguro e mais respeito à vida quando os alunos forem os motoristas”, disse o prefeito.

O curso é composto por três aulas – duas teóricas e uma prática, na minipista que simula condições de trânsito e orienta sobre a sinalização. Na aula prática alguns alunos se tornam condutores, pilotando triciclos, enquanto os demais fazem o papel de pedestres. Até o final do ano, todas as escolas da rede municipal e outros estabelecimentos de ensino que manifestarem interesse devem passar pelo curso;

“Temos um ótimo retorno dos pais, que elogiam o aprendizado e a mudança de postura dos filhos após o curso. Esperamos que o aprendizado seja de fato levado para casa, para a vida das famílias dos alunos, e provoque mesmo uma mudança de comportamento porque o trânsito pode trazer uma série de riscos à segurança e à vida das pessoas, caso as regras não sejam respeitadas”, observou a secretária de Educação Mauriza Menegasso.

  • Assessoria
  • Fotos: Divulgação

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.