PolicialVeículos

Em Umuarama, 23 motocicletas são retiradas de circulação

Campanha de orientação e repressão no trânsito

Além das ações educativas a condutores de veículos e pedestres, a campanha Maio Amarelo – um movimento internacional que chama a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito – também tem operações de fiscalização, visando coibir infrações e autuar motoristas em desacordo com o código de trânsito visando dar mais segurança à população de Umuarama.

Neste ano, a campanha ressalta que a missão de salvar vidas não recai apenas sobre os profissionais de saúde, bombeiros e socorristas. Uma condução segura, respeitando as leis de trânsito e a integridade do próximo, evita colocar pessoas em risco e é também uma forma importante de salvar vidas.

A campanha tem como público-alvo o idoso e o motociclista, que são maioria das vítimas conforme as estatísticas. “Praticamente todos os acidentes com óbitos ou ferimentos graves envolvem motocicletas e atropelamentos de idosos”, lembra a diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer. Neste ano já houve quatro mortes decorrentes de acidentes. Em todo o ano passado o trânsito provocou 9 vítimas fatais.

Blitze e apreensões

Ação educativa e repressiva retirou 23 motocicletas de de circulação.

Na noite de sexta-feira (6) a Polícia Militar e a Guarda Municipal realizam operação conjunta de fiscalização do trânsito em dois pontos da cidade – o cruzamento das avenidas Maringá com Rolândia e a avenida Guanabara. O saldo da ação foi expressivo: 23 motocicletas acabaram recolhidas ao pátio da PM e 52 condutores de veículos sofreram autuações por infrações de trânsito.

Dez multas foram aplicadas a condutores que dirigiam sem possuir a carteira nacional de habilitação nem a permissão provisória de direção. Houve seis autuações por permitir que pessoa não habilitada tome a direção de veículo, um motorista foi flagrado dirigindo com a carteira suspensa, outro estava com a carteira vencida há mais de 30 dias e um condutor dirigia veículo sem qualquer placa de identificação. Houve ainda uma autuação por conduzir veículo com característica alterada.

A infração que resultou no maior número de notificações (23 no total) foi conduzir veículo não licenciado. Um motorista foi multado por equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante e 8 motociclistas foram autuados por conduzir motos com descarga livre (escape barulhento).

Foco

A campanha Maio Amarelo tem foco nos motociclistas e idosos, mas deve envolver toda a população com farta distribuição de material orientativo, blitze educativas e de fiscalização em pontos de grande movimento, nas entradas e saídas de escolas, distribuição de material educativo, orientação nos grupos do programa Vida Ativa Melhor Idade e na prova ‘Vou de Bike’, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Estão previstas ações em escolas e colégios públicos e privados, nas feiras livres e Feira do Produtor, no Lago Aratimbó e nas imediações do Campus III da Universidade Paranaense (Unipar), palestra para motociclistas e idosos e uma simulação de acidente com encenação.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.