Eventos

Cafezal do Sul é a Capital da Cavalgada do Paraná

Evento tropeiro movimenta a cidade no final de semana

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) que concede ao município de Cafezal do Sul o título de Capital da Cavalgada. A prática é uma das características marcantes do município, que se destaca nacionalmente e atrai público de vários estados.

Segundo o autor do projeto, a história de Cafezal do Sul está ligada às cavalgadas, das quais inclusive Curi vem participando. Emancipado em 1993, quando se desmembrou de Iporã, o município se caracterizou desde o início pelo transporte de pessoas e da produção com o uso de cavalos ou por meio de veículos de tração animal.

Assim, iniciou-se a realização anual das cavalgadas, como símbolo de representação da cultura local. O evento “Cavalgada de Cafezal do Sul” passou a ser amplamente conhecido, atraindo vários turistas todos os anos. O evento acontece em apenas um dia, mas as festividades se iniciam até quatro dias antes, quando cavaleiros e tropeiros começam a chegar na cidade com seus animais.

Notoriedade

A cavalgada ficou tão conhecida que é citada no livro “Histórias do Paraná”, que ressalta a sua notoriedade. Mas, segundo Alexandre Curi, a vocação da comunidade vai além deste evento, com o desenvolvimento de um projeto para implantação de uma escola de equitação rural para crianças, com equoterapia. Ainda se pretende implantar um Centro de Reprodução Animal para melhorar a qualidade do rebanho do município.

Soma-se a isso a realização de torneios e provas de laço, a realização de leilões, de rodeios e de festas. Todas as promoções envolvendo equinos, que passaram a fazer parte da identidade cultural do município. Por estes fatos, Cafezal do Sul merece ser reconhecida com o título de Capital da Cavalgada, justificou o parlamentar ao apresentar o projeto na Assembleia Legislativa.

Cavalgada do Trabalhador

A 22ª Cavalgada do Trabalhador de Cafezal do Sul está acontecendo neste final de semana. A programação oficial inicia neste sábado (30) com show da dupla Antony e Gabriel, além do DJ Bruno e Violeiros Di Carlos e Fabiano. No domingo, 1º de maio, os participantes se reúnem em comitivas às 10h em frente ao Parque Rodoviário para fazer o percurso tradicional do evento e, ao final, será servido o almoço tropeiro com a presença do deputado Alexandre Curi. O prefeito Mario Junio (Juninho) e o presidente da Comissão Organizadora ‘Neto’ recepcionam e agradecem a presença dos participantes.

O evento é uma promoção conjunta da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Sociedade Rural. Haverá área de camping no local. A sonorização é responsabilidade das equipes de Luciano Costa e JCS. A locução é de Adriano Paranaense, Sérgio Santos e Mauro Cesar.

  • Editoria Milênio
  • Fotos: Divulgação

 

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.