Umuarama

Armazém do IBC oferece espaços para empresas

Licitação está marcada para o dia 27 de abril

Um ambiente promotor de desenvolvimento conta com espaços para novos empreendimentos em Umuarama. Criado pela administração municipal em 2012, o CID – Centro Industrial Diversificado– é destinado à incubação de pequenos e grandes negócios.

A estrutura funciona nas instalações do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), próximo da Praça Tamoio. O município reivindicou à Superintendência do Patrimônio da União a doação do espaço, onde ocupa atualmente uma área de 15.693 m² na qual funcionam o CiD e a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), que engloba a Guarda Municipal, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) e a Defesa Civil.

O espaço foi contratada por cessão de uso a título oneroso, junto à União, com o pagamento mensal de um aluguel de R$ 27 mil. “Este investimento é o auxílio que garantimos às empresas instaladas no CID, além da estrutura e de treinamentos e orientações disponibilizados através da Casa do Empreendedor e outros mecanismos de formação”, disse o chefe da Divisão de Indústria e Comércio e agente de desenvolvimento, Paulo Leon Baraniuk.

Prédio com 35.000 m2 está localizado na Zona Armazém.

Outras despesas, como energia elétrica de áreas comuns, limpeza e serviços de manutenção e pintura, são rateadas através de condomínio, sendo a Prefeitura um dos condôminos. No ambiente, predominam empresas de confecção e produção de brindes, que geram em torno de 100 empregos diretos. “Há restrições para atividades de risco, que envolvam alto consumo de energia ou que gerem faíscas (corte e solda de metais), além de produtos químicos e fabricação de gêneros alimentícios”, acrescentou.

Um dos objetivos do centro industrial é agregar tecnologia à indústria local, com investimentos favorecidos pela redução nas despesas das empresas, que tiram o aluguel da planilha de custos por um período de cinco anos que pode ser prorrogado, se houver interesse.

O CID já contou com cerca de 250 trabalhadores nas diversas empresas incubadas, mas a realidade mudou. Muitos empregados hoje trabalham em casa, com facções, e recebem por produção.

A área total dos armazéns é de 34,3 mil m², com 15.690 m² de benfeitorias. O município investiu em pintura, construção de portal de acesso e paredes divisórias. Atualmente, 14 espaços estão ocupados por empresas dos ramos de malas e bolsas para bebê, brindes, design digital e as demais no setor de confecções, além da sede da Associação dos Clubes de Mães.

Novos espaços

Nos últimos dias a Prefeitura publicou editais de concorrência para ocupação de três espaços para novas empresas, respectivamente com áreas de 104,57 m², 268,66 m² e o maior com 506,41 m². Os editais preveem concessão de direito real de uso das salas, nas condições em que se encontram, no Centro Industrial Diversificado, para implantação de empresas industriais que pretendam explorar atividades compatíveis com o local e as áreas determinadas, compreendendo empresas de produção industrial preferencialmente com produtos ou processos que envolvam aplicações tecnológicas.

Duas licitações já ocorreram, nos dias 28 e 31 de março, com a participação de várias empresas, e a terceira – para um espaço de 268,66 m² – teve o prazo estendido para o próximo dia 27, às 9h, na Sala de Licitações da Prefeitura. “Futuramente vamos oferecer novas opções de espaços, priorizando as empresas em fase inicial de funcionamento. O objetivo do CID não é, apenas, conceder um local livre de aluguel – que é inteiramente custeado pelo município –, mas sim apoiar as empresas que estão começando para que elas cresçam, gerem empregos e desenvolvam novas tecnologias para a indústria de Umuarama”, disse o secretário Marcelo Adriano (Indústria, Comércio e Turismo)

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.