Saúde

Sábado, dia 2, tem “Saúde na Área’ em Umuarama

Serviços rápidos de saúde e recreação para crianças e idosos

Um megaevento com serviços gratuitos de saúde está programado para o próximo sábado, dia 2 de abril, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Umuarama. O atendimento será no período da manhã.

Entre as muitas atividades, o “Saúde na Área” vai disponibilizar coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero e PSA (próstata), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, escuta psicológica e orientações sobre parkinson, tudo em referência ao Dia Mundial de Saúde.

A enfermeira Jaqueline de Bortoli Shiribayashi, coordenadora de Atenção Primária em Saúde, relata que o evento será das 8h30 às 12h na Avenida Rio Branco. “Vamos ter ações também na Rua Perobal, que fica nos fundos do CEM, com as equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que vão realizar várias atividades recreativas e lúdicas com crianças e idosos. Temos certeza de que será uma manhã muito especial para todos”, comenta.

Já a diretora de Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro, destaca que entre os serviços de saúde oferecidos neste dia estão a solicitação de mamografia, vacinação contra covid-19 para adultos e crianças, aferição de pressão arterial e de glicemia, atividades sobre a prevenção de dengue e avaliação de saúde bucal. “Também haverá manicures e análise de pés com podoscópio, orientação sobre saúde da mulher e autocuidados, além de orientação prática de primeiros socorros”, relata.

Além de todos esses serviços, também serão montados brinquedos infláveis para a criançada e feitas avaliações antropométricas, que incluem peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento. “Até o próximo sábado pode ser que ainda tenhamos outros serviços disponibilizados nessa ação comunitária que faremos com a força do trabalho de muitos profissionais”, observa Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde.

Parceiros

Ela conta que o Saúde na Área conta com a participação de profissionais das secretarias municipais de Saúde e Smel, Samu, 12ª Regional de Saúde, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Sesc, Senac, Sest Senat, Universidade Paranaense (Unipar), Lions Clube, Colégio Estadual Hilda Kamal e Clubes de Mães. “Estamos estudando a possibilidade de oferecermos transporte de alguns bairros. Vale destacar ainda que tudo será absolutamente sem custo algum”, finaliza Simony.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.