Eventos

Raça Senepol é destaque na Expo Umuarama

Rusticidade e bom desempenho na pecuária de corte

Entre as nove raças de bovinos presentes na Expo Umuarama está o Senepol. Esses animais ocupam dois pavilhões de argola e vem chamando atenção de criadores que buscam os melhores resultados de produção.
Não é para menos, conforme ressalta Celso Menezes, superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCBS). Grande entusiasta, ele cita que a raça apresenta rápido crescimento, com ciclo de engorda curto, o que favorece a pecuária de corte.

Vantagens

Há uma elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal). Em avaliações de GPD em centros de performance e confinamentos de campo apresenta ganhos diários de 1,5 a 2,5 kg/cabeça/dia, dependendo da idade de avaliação e do manejo nutricional.

Durante a desmama, as fêmeas variam entre 220 kg e 260 kg (fêmeas) e os machos de 240 kg a 300 kg. Isso permite a venda de bezerros com preço de 30% a 50% acima da média do mercado de reposição.
Tolerância ao calor
Pela origem genética aliada a um processo de seleção fechada por séculos nas ilhas caribenhas, o Senepol tornou-se um animal com alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes. A raça se dá bem em diferentes níveis de manejo e encontra alimento em lugares que outros plantéis têm dificuldade de obter.

Animais ideal para criação de corte.

Rústicos
Os animais podem sobreviver sem água por vários dias e também se sobressaem em regiões pantanosas, de mata, cerrado, áridas e de campos, quentes ou frios. Os cascos pretos e fortes são resistentes a todo tipo de solo e topografia.
Outra característica positiva é a alta resistência a moscas, devido a pelagem curta (zero). De acordo com a ABCBS, o Senepol se adapta facilmente em qualquer condição de manejo, sendo muito utilizado para compor genética nos programas de cruzamento industrial.
Quando nasce, o bezerro fica em pé rapidamente e já começa a mamar o colostro. Assim, o risco de perdas por qualquer intempérie, quando comparado a outras raças, é bem menor. Criadores têm aumentado o número de animais sobreviventes ao parto quando introduzem o Senepol em seus rebanhos.
A raça está no Brasil há 22 anos. Chegou há pouco tempo ao Paraná e o número de criatórios vem crescendo. Já são 15 criadores e a tendência é aumentar esse número em curto espaço de tempo, conforme Celso Menezes.

Ele enalteceu o espaço cedido pela Expo Umuarama e destacou o papel da Feira como vitrine de alta genética animal. “Essa região é muito boa para a raça. O Senepol oferece todas as características para trazer o resultado que os criadores buscam aqui no noroeste do Estado”.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.