Veículos

Avanço de sinal vermelho gerou 44.600 notificações em 2021

Multa de aproximadamente R$ 300 e 7 pontos na CNH

O alto número de notificações por avanço de sinal vermelho registrado em Umuarama colocou em alerta autoridades de trânsito. No ano passado foram aplicadas 44.600 multas por essa infração gravíssima.

O prefeito Hermes Pimentel também manifestou preocupação com a situação.“Não queremos que nossa administração seja marcada pela rigidez na cobrança de multas, mas é necessário que o cidadão se conscientize sobre o perigo que representa ‘furar’ o sinal vermelho. O risco de acidente é muito grande”, acentuou. Por conta desse abuso, o Departamento de Trânsito (Umutrans) deverá realizar ações de conscientização junto à sociedade.

Pontos de fiscalização

A Umutrans conta hoje com 17 pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre. Segundo a diretora de Trânsito, Dianês Piffer, existem outros pontos onde há necessidade de instalar aparelho de fiscalização. “Apesar dos locais monitorados, temos observado outros locais onde os motoristas avançam o sinal vermelho de forma constante, por impaciência de esperar o sinal verde ou na ânsia de cruzar ‘antes que feche’, explicou a diretora.

A diretoria recebe diariamente motoristas revoltados e inconformados com a multa, oportunidade em que lhes são mostradas imagens da infração. “As imagens ficam gravadas e podem ser apresentadas à parte interessada. Quem tiver dúvida pode vir e requerer o direito de visualizar o erro. E 99% saem concordando que erraram” enfatizou Dianês.

Mais de 44 mil multas em 2021

Diante do quadro, se pretende buscar a adesão da sociedade a um trabalho de conscientização. Com fiscalização eletrônica ou não, o motorista está avançando o sinal e isso é um grande risco. Em 2021 foram emitidas 44.600 notificações de multa por avanço de sinal vermelho. É uma falta gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a perda de 7 pontos na carteira de habilitação.

  • Editoria Milênio

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.