Umuarama

Aeroporto de Umuarama recebe ajustes para operar linha aérea

A retomada de operações de linhas aéreas na rota Umuarama-Curitiba está confirmada para 25 de janeiro (terça-feira). E o avião Cessna da Azul Conecta –  voo inaugural 5481 – pousa no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho às 17h55h. A comitiva do voo especial será recepcionada por líderes políticos e empresariais da cidade, para celebrar uma nova fase no processo de desenvolvimento.

E o Aeroporto Regional vem recebendo os últimos ajustes para operar em escala comercial. Melhorias na fachada, nas salas de embarque, desembarque, na área de taxiamento de aeronaves e sistema de iluminação do pátio, entre outros detalhes. Também está sendo pavimentada uma via alternativa de acesso ao terminal, com 800 metros de extensão.

São adequações na estrutura de recepção de passageiros, e pintura personalizada na sinalização em cumprimento das normas da aviação comercial. A Azul Linhas Aéreas começa operando com uma aeronave Cessna Grand Caravan, modelo C208, turbo hélice, com capacidade para 9 passageiros. O aparelho voa a uma velocidade máxima de 340 km/h e o trecho Umuarama-Curitiba (direto) é completado no tempo de 2 horas. Transporta 639 quilos de bagagem e a aterrizagem é no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

A reportagem do Milênio consultou uma agente de viagem da cidade para saber da demanda por bilhetes. A informação é de que consultas e procura estão melhorando com a aproximação da data inaugural. “Já vendemos bilhetes para o mês de fevereiro”, disse Ervira Costa, da Ervitur Turismo. O custo da passagem estava em aproximadamente R$ 249,00, incluídas taxas aeroportuárias.

De acordo com a assessoria da Azul, as saídas de Umuarama para a capital do Estado serão às 20h05 (terças e quintas) e às 10h50 (sábados). Já os voos de Curitiba para a Capital da Amizade decolarão às 17h15 (terças e quintas) e 8h30 (sábados).

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcel Adriano das Silva, informou que o cronograma segue nos termos em que foi estabelecido em dezembro durante visita dele e do prefeito Hermes Pimentel à companhia Azul. “No dia 25, o avião decola de Curitiba e pousa em Umuarama às 17h55”, garantiu.

Outros destinos

Em Curitiba, os passageiros de Umuarama poderão se conectar a 12 destinos nacionais oferecidos pela empresa, que também opera nas cidades paranaenses de Pato Branco, Toledo, Ponta Grossa e Guarapuava – além da capital.

A partir de janeiro também haverá voos da Azul partindo de Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Cianorte, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Arapongas e Apucarana, todos com destino à capital do Estado.

Aeronave maior

A Azul confirmou ainda o interesse em operar em Umuarama com aeronaves modelo ATR 72-600, para 70 passageiros. Conforme nota da companhia, a mudança na operação depende da certificação do aeroporto para aviões maiores, além de melhoria na infraestrutura com a implementação de dois importantes instrumentos de auxílio à navegação aérea: o IFR-IMC (que permite a operação de voos em condições meteorológicas adversas) e o sistema de luzes para auxílio visual na cabeceira da pista do aeroporto (Papi), ambos já em andamento, segundo a prefeitura.

  • Editoria Milênio
  • Fotos: Alisson Lopes

 

Recepção e sala de espera.

 

Esteira de bagagens

 

Área recepção desembarque.

Caminhão de combate a incêndios.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.