Paraná

Policiais da região de fronteira recebem 32 viaturas, capacetes e binóculos

Equipamentos de tecnologia para combater o crime organizado

O Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou a entrega de capacetes balísticos, óculos de visão noturna, coletes balísticos, kits para atendimento pré-hospitalar e 32 novas viaturas para as polícias Militar e Civil que atuam na região de fronteira. O ato aconteceu nesta quinta-feira (16),  na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa V.I.G.I.A., do Governo Federal, e vão subsidiar os profissionais da Polícia Militar e da Polícia Civil que atuam na Operação Hórus, de combate a crimes transfronteiriços.

São 32 viaturas, um binóculo termal, 42 óculos de visão noturna, 42 capacetes, 99 placas balísticas e 24 kits de atendimento pré-hospitalar tático. As viaturas entregues já contam com adesivagem e iluminação intermitente. Além disso, os veículos são adaptados com compartimento de carga e transporte de detidos.

O diretor da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), Jerry Antunes de Oliveira, destacou o trabalho desempenhado pelas forças de segurança na fronteira. “Hoje é um momento muito importante, que materializa tudo o que tem sido projetado para a segurança pública. O Ministério da Justiça agradece a parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Segurança Pública”, disse.

Os binóculos vêm com tripé, baterias, cabos e computador para visualizar as imagens. Eles utilizam tecnologia superior na ampliação da visão termal, com capacidade de juntar imagens e sua geolocalização, processo pelo qual itens ou pessoas podem ser localizadas com base em coordenadas geográficas.

Solenidade foi realizada na Itaipu Binacional.

“Esses equipamentos vão atender os policiais que atuam na fronteira e chegam em um momento importante em que estamos fortalecendo a região, inclusive agora contamos com o apoio da Força Nacional desde o início do mês”, disse o secretário Rômulo Marinho Soares.

Resultados

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, nos nove meses deste ano, as Polícias Militar e Civil apreenderam mais de 26,5 toneladas de drogas e 302 armas de fogo nos oito municípios que integram a 12ª Área Integrada de Segurança Pública (12ª AISP). Os roubos gerais caíram 5,52% (de 1.033 para 976) e os furtos a comércio caíram 16,58% (de 457 para 380).

Reunião GGIFRON –

No mesmo evento, houve a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON) com integrantes das forças federais, estaduais e municipais da região, para tratar sobre a integração das forças de segurança e a atuação do Centro Integrado de Operações de Fronteira (SEOFI) como meio de ligação e acesso às informações.

“Foi a oportunidade de encontrarmos os dirigentes das instituições que atuam na região de fronteira e, da mesma forma, retomar alguns trabalhos. Em 2022 vamos estar a todo vapor em prol do Paraná e dos estados vizinhos para fortalecer ainda mais as ações integradas”, disse o secretário executivo do GGIFRON e comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), tenente-coronel André Cristiano Dorecki.

A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades políticas e da área de segurança pública do Paraná, Santa Catarina e do Rio grande do Sul.

  • Assessoria de Comunicação

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.