Veículos

DNIT reforça importância da manutenção preventiva em veículos

Medida traz segurança para todos, melhora o desempenho do veículo e gera economia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) orienta os condutores sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. A medida propicia segurança, pois evita falhas mecânicas que podem comprometer os freios, controle do carro etc.

E ainda gera economia, já que quando o veículo funciona bem, isso reflete no consumo de combustível, dos pneus e de outros componentes veiculares. Como regra geral, a manutenção preventiva veicular precisa ser feita a cada ano ou a cada dez mil quilômetros rodados – o que vier primeiro. Não existe data específica para realizá-la, dependerá do ano, marca e modelo do veículo.

Manutenção periódica preventiva

Pneus
Um dos principais itens a serem observados são os pneus. Eles precisam ter “ranhuras” por onde a água da pista possa escoar para evitar derrapagens e aquaplanagens. E ter a calibragem adequada.

Freios
Outro importante ponto são os freios. O mau funcionamento aumenta a distância de frenagem e ainda causa problema na direção.

Óleo
Ele lubrifica e retira as impurezas do motor. Caso o nível esteja abaixo da primeira marca da vareta de medição, significa que é necessário repor o óleo.

Lâmpadas
Conduzir veículo com lâmpada queimada é proibido, infração considerada média, conforme o inciso XXII, do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Lâmpadas e lanternas, de tempos em tempos, acabam queimando, por isso, é indicado que elas sejam verificadas sempre que possível.

Suspensão dianteira
Caso a direção do veículo esteja mais pesada, mais resistente que o normal, pode ser sinal de que esteja desalinhada. Isso acarretará desgaste das peças e diminuirá o desempenho do veículo.

Outros itens a serem observados
Correias do motor, radiador, escapamento, filtros de ar do motor, velas, lataria, marcha, filtro de combustível, entre outros.

Fonte: DNIT

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.