Umuarama

Autorizado o serviço de desassoreamento do Lago Aratimbó

Serviço deverá ser concluído no final deste ano

O prefeito em exercício e Umuarama, Hermes Pimentel, determinou o desassoreamento do Lago Aratimbó, um problema que se arrasta há anos gerando descontentamento da população e frequentadores, sem uma solução. O serviço deverá ser iniciado ainda neste final de mês.

O acúmulo de resíduos sólidos e sedimentos carreados pelos córregos que formam a represa ocorre em virtude da falta de galerias pluviais para drenar a água das chuvas para um ponto após o aterro. “É uma situação incômoda que não podemos admitir. Mesmo que não seja possível uma obra definitiva, ao menos a manutenção e limpeza do lago deveriam estar em dia. É uma obrigação do município cuidar dos logradouros públicos”, afirmou o prefeito.

“O serviço envolve considerável volume de recursos. Serão cerca de 1.000 horas/máquina e 3.000 viagens de caminhão basculante para transportar os sedimentos, a serem removidos do leito com escavadeiras hidráulicas. O material será encaminhado ao aterro sanitário municipal e armazenado para cobertura de resíduos nas células de deposição”, explicou o secretário Isamu Oshima (Obras).

Cerca de 30% da área do lago desapareceu com o processo de assoreamento.

A previsão é que o trabalho seja iniciado já na próxima semana. “Vamos utilizar saldos de contratos vigentes e caminhões próprios para o transporte dos resíduos. A estimativa é que, caso não ocorram chuvas fortes, o serviço seja executado em 30 dias, começando pela parte de baixo da passarela de madeira que une os dois lados da represa”, completou.

Segundo o prefeito Pimentel, o objetivo é ter o Lago Aratimbó recuperado para as festas de natal e ano novo, já que o local é um dos preferidos para reuniões familiares e encontro de amigos em Umuarama, nos finais de tarde e fim de semana. Além da beleza, o lago conta com grande área verde, quiosques, quadra de areia, parque infantil e pistas para caminhada e passeio com animais de estimação. “Não sabemos se o tempo será suficiente, mas faremos o possível”, finalizou.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.