Umuarama

População de Umuarama deve ficar atenta com escorpiões

Essa espécime de escorpiões oferece menor perigo

Escorpiões estão aparecendo em alguns bairros de Umuarama. Da última vez, eles foram avistados próximos aos banheiros da 20ª Ciretran, em Umuarama, na semana passada. E nesta quinta-feira (19), equipe do Serviço de Vigilância Ambiental realizou buscas no local e encontrou mais um espécime.

Segundo agentes sanitários, tem sido comum o aparecimento de animais peçonhentos na Zona 5, região próxima à Praça Anchieta. Por isso, as autoridades de saúde recomendam que a população permaneça atenta.

Embora a picada seja dolorida, os escorpiões pretos não representam grande perigo. Os mais venenosos são os amarelos, principalmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde debilitada. “Os dois tipos foram encontrados no Detran e funcionários relataram que escorpiões já foram vistos em outras ocasiões. Nestes casos é importante informar a saúde para o mapeamento dos locais, a busca ativa – que pode recolher outros espécimes – e para orientação às pessoas”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva.

Equipe faz buscas por escorpiões.

Em outros bairros

Desde janeiro deste ano, já foram achados 20 escorpiões amarelos na região da Praça Anchieta, que lidera a estatística em Umuarama. Também houve 15 capturas no Conjunto Guarani, 6 no Parque Jabuticabeiras, 5 no Jardim Modelo e 4 no Conjunto Verde Vale. “O atendimento dos casos envolvendo escorpiões ficou limitado à coleta, durante a pandemia. Agora reativamos a equipe e voltamos com buscas ativas e orientações, justamente na época de mais atividade dos animais devido ao período de procriação”, acrescentou o coordenador.

Orientação

Carlos Roberto orienta que, para prevenir o surgimento de escorpiões, a população deve manter os quintais limpos, sem presença de entulho de construção, telhas, lajotas e madeiras, e dedetizar as casas com frequência para eliminar baratas e insetos – que fazem parte da cadeia alimentar e atraem escorpiões e aranhas peçonhentas. “Eles circulam pelo esgoto, à procura de baratas, e por isso costumam aparecer nos banheiros com mais frequência”, completou.

A equipe de animais peçonhentos da Vigilância Ambiental continuou com as buscas ativas na tarde de segunda-feira e nesta terça, no Parque Jabuticabeiras e nas imediações do Centro de Convivência do Idoso, na Zona V. Caso encontre escorpiões em casa ou demais estabelecimentos, a população deve entrar em contato com a vigilância pelos fones (44) 3639-1930 e 98457-1254.

  • Assessoria

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.