Saúde

Hospital Cemil e o serviço de nutrição 24 horas

Cozinha do Cemil é similar a de um restaurante de grande porte

Imagine uma cozinha gigantesca, que funciona 24 horas e serve cerca de 550 refeições por dia, com cardápio completo para o café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia. O trabalho é constante, com 22 colaboradores, entre nutricionistas, cozinheiras, auxiliares de cozinha e copeiras, que se revezam em três turnos.

Assim é o Serviço de Nutrição Hospitalar do Cemil, de Umuarama. Cada paciente internado recebe em média cinco refeições diárias, sendo cada uma, com dieta prescrita individualmente pelo médico. É um trabalho de muita responsabilidade, pois a nutrição impacta diretamente na saúde do paciente e tem papel fundamental em sua recuperação.

Na terça feira, 31 de agosto – Dia do Nutricionista – a comemoração foi para toda a equipe. “Os colaboradores da nutrição hospitalar trabalham de forma integrada e cada profissional é fundamental no seu setor. A finalidade primordial é oferecer ao paciente os nutrientes necessários para ajudar no reestabelecimento da sua saúde física e emocional também. A alimentação tem um papel fundamental na humanização e no acolhimento hospitalar, pois traz conforto e alívio”, disse a nutricionista Caroline Alves, que comanda o serviço no Hospital Cemil.

Cozinha do Cemil serve aproximadamente 550 refeições por dia.

Quantidade de alimentos

Tudo é gigante na cozinha hospitalar: panelas, fogões e utensílios para preparar grandes quantidades de alimentos. Além dos pacientes, muitos colaboradores também fazem suas refeições no hospital.

O consumo da cozinha do Cemil é equivalente ao de um restaurante industrial de grande porte. São preparados cerca de 30 quilos de carnes por dia, além de 30 quilos de verduras e legumes. O típico prato de arroz e feijão não falta no cardápio do Serviço de Nutrição do Hospital Cemil. Mensalmente são preparados, aproximadamente, 600 quilos de arroz e 165 quilos de feijão.

Não é raro o hospital receber pacientes com restrições ou hábitos alimentares específicos, que também são levados em conta na hora da preparação da sua dieta. “Pacientes vegetarianos, aqueles que seguem determinados preceitos religiosos que restringem certos tipos de alimentos, bem como pacientes com intolerâncias alimentares devem informar à equipe médica. Como cada refeição é individualizada, o serviço de nutrição segue a prescrição, buscando sempre oferecer o melhor a cada paciente”, destacou.

O sabor e a aparência dos pratos também são diferenciais na alimentação hospitalar do Cemil. Os cuidados com a higiene na preparação dos alimentos seguem as mais rígidas normas dos serviços de vigilância sanitária vigentes. “Além disso temos um cuidado especial na preparação e apresentação dos pratos, bem como no serviço de copa. Além proporcionar os nutrientes necessários, nos empenhamos para oferecer uma comida gostosa”, diz a nutricionista.

Pratos diferenciados, nutritivos e saborosos.

 

Elogios com gostinho de quero mais

O Serviço de Nutrição Hospitalar é destaque frequente nos elogios deixados por pacientes e acompanhantes que passam pelo Hospital Cemil, através do Serviço de Ouvidoria das redes sociais oficiais @hospitalcemil.

“Todos os cuidados que eu e meu pai recebemos no Cemil foram muito bons, mas a alimentação foi especial. Tanto, que meu pai logo restabeleceu as forças e fomos para casa antes do previsto. Agora ele está muito bem”. João Avelino, acompanhante do pai, Ermes Avelino, que ficou cinco dias internado na enfermaria do SUS em julho.

“As refeições têm gosto de comida feita pela mãe da gente. Estar internada não foi fácil, mas as refeições ajudam a aliviar. Obrigada as copeiras sempre muito atenciosas e a todos que preparam a comida”.  Ângela Tomazinho de Oliveira, de Umuarama, que ficou internada 40 dias e recebeu alta no final de agosto.

Equipe de profissionais da área de cozinha e nutrição.
  • Assessoria de Comunicação

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.