Saúde

Dia 27, postos de saúde de Umuarama vão atender os homens até às 20h

Serão realizados testes rápidos de Covid-19

Despertar nos homens a importância de buscar uma vida mais saudável é só um dos objetivos da campanha ‘Agosto Azul’, que acontece no Brasil desde 2012. Em Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde prepara várias ações, que incluem a realização de exames rápidos de Covid-19, avaliação de câncer bucal e vacinação contra influenza, e serão centralizadas na sexta-feira, dia 27 de agosto.

As ações do ‘Agosto Azul’ contam com o apoio da Unipar, que por meio do curso de Medicina e uma equipe de alunos  vai oferecer avaliações em saúde em todas as unidades básicas de saúde. A 12ª Regional entra com atividades de conscientização e abordagens em pontos específicos da cidade, em um trabalho que será realizado com o Rotary Club Catedral e o Detran.

UBS atendem até 20h

Todas as 22 UBSs da cidade e dos distritos terão atividades especiais no ‘Agosto Azul’, dia 27. O horário de atendimento vai até às 20h, para que os homens tenham mais tempo para buscar orientações sobre saúde. Neste dia, inclusive, poderá ser agendados exames de PSA – que detecta câncer de próstata. Serão feitas aferição de pressão arterial e testes rápidos para Covid, entre outras ações que serão programadas.

‘Agosto Azul’

O Agosto Azul serve para trazer informação para que o homem reflita, entenda, aprenda, se motive e adote hábitos de vida saudáveis. Alguns dos temas abordados pela campanha falam sobre o acesso a ações de saúde inclusivas, saúde sexual e reprodutiva, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violências e acidentes, a relação entre a população masculina e as violências, em especial a violência urbana, e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.

O câncer está entre as quatro principais causas de morte prematura, de 30 a 69 anos, em todo o mundo. Entre a população masculina do Paraná estima-se 18.710 novos casos a cada ano, de 2020 a 2022, com 3.560 de câncer de próstata, 1.250 de câncer de cólon e reto, 1.180 de traqueia, brônquios e pulmão, 900 de estômago e 720 de esôfago.

Dados sobre a proporção de óbitos no sexo masculino no Estado apontam também como causas de morte as doenças infecciosas e parasitárias e doenças dos aparelhos circulatório e respiratório e obesidade, além de causas externas, como violências e acidentes. Entre os casos de Covid-19 registrados até o momento no Paraná, o sexo masculino corresponde a 53%. Os óbitos nesse público equivalem a 42%.

  • Editoria Milênio

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.