Eventos

Umuarama libera eventos com 50% de ocupação dos ambientes

Novo decreto começa valer neste sábado, dia 17 de julho

A Prefeitura de Umuarama autorizou a realização de eventos com até 50% de ocupação dos ambientes – conforme alvará expedido pelo Corpo de Bombeiros. Antes, estava permitido somente para participação total de 50 pessoas (convidados). A medida alivia um pouco mais os organizadores e todos aqueles que têm agenda a ser programada ou reprogramada.

A alteração consta do artigo 8º do Decreto 188/21, que autoriza as reuniões não domésticas, empresariais, assembleias, eventos sociais e corporativos presenciais, desde que obedecidas as exigências para enfrentamento da pandemia de coronavírus no município.

Os eventos devem ser previamente autorizados pela Vigilância Sanitária mediante requerimento do interessado, com antecedência mínima de sete dias. Brinquedos utilizados devem ser higienizados com frequência; os eventos devem ser encerrados até as 22h e ocorrer sem qualquer tipo de dança ou atividade que gere contato físico.

O requerimento deverá ser feito pelo organizador, contendo data, local, horário, inclusive de montagem e desmontagem, colaboradores e o número de participantes do evento. A lista com nome, endereço e telefone de todos os participantes e colaboradores deverá ser entregue à Secretaria Municipal de Saúde imediatamente, caso solicitado no prazo de até três meses do evento.

Som ao vivo

Ficam permitidas apresentações musicais ao vivo, de solo, por duos, trios, quartetos, bandas e DJ’s. A permissão aplica-se às chácaras para locação, não se estendendo a eventos em ambiente residencial – estão proibidas reuniões domésticas com mais de 10 participantes. O decreto considera aglomeração conjuntos de indivíduos sem o espaçamento mínimo de dois metros entre eles.

O não cumprimento das medidas estabelecidas no decreto sujeitará o infrator a multa de R$ 1.000,00 quando organizador ou proprietário do estabelecimento onde o evento ocorrer, e de R$ 150,00 para cada participante infrator. As demais exigências estão relacionadas no teor do decreto, que também pode ser consultado no site da Prefeitura de Umuarama (www.umuarama.pr.gov.br).

Calamidade Pública

O decreto mantém o estado de calamidade pública e a situação de emergência em saúde no Município, efetivada em razão do surto de covid-19. Permanece a restrição provisória de circulação em espaços e vias públicas das 23h às 5h, todos os dias, bem como a proibição da venda de bebida alcoólica no mesmo período, para quaisquer estabelecimentos comerciais.

A proibição de utilização de mão de obra de pessoas acima de 60 anos ou dos grupos de risco foi excluída, bem como a recomendação para que pessoas de 60 anos ou mais evitem sair de casa. Dessa forma, integrantes dos grupos de risco e idosos não têm mais restrições legais e podem ser chamados para voltar ao trabalho nos mais diferentes setores.

  • Imagem: Centro de Eventos Caiuá
  • Editoria Milênio

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.