Umuarama

Aeroporto de Umuarama em processo de liberação para voos comerciais

Pista de pouco e decolagem já foi reestruturada

O processo para liberação de voos no Aeroporto Regional de Umuarama teve mais uma etapa vencida com a visita hoje (22) de Luciana Bruel Pereira, engenheira civil do Departamento de Gestão e Planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil). O órgão é o responsável pela coordenação e acompanhamento do contrato de obras do local.
A transformação do Aeroporto Municipal de Umuarama em um terminal de voos comerciais foi iniciada há alguns anos e pretende colocar a cidade no mapa regular do transporte aéreo brasileiro. Após cerca de dois anos e R$ 18 milhões aportados em alvenaria e equipamentos, as obras estão na fase final.
“Teremos pousos e decolagens das aeronaves da Azul Linhas Aéreas e facilitar o contato dos moradores do município, distante 555 quilômetros de Curitiba e 520 quilômetros de Campo Grande (MS), a capital mais próxima, com qualquer lugar do mundo em poucas horas”, observa Edvaldo Ceranto Junior, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Reunião com representante da Seil, na Prefeitura de Umuarama.


Essa conquista é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal. As primeiras mudanças foram na regularização da pista de pouso e decolagem e com o tempo foram adquiridos novos equipamentos para controle de condições de voo e ampliado o terminal de passageiros. Atualmente ele é usado regularmente por 25 aeronaves pequenas que ocupam os 13 hangares do local.
O Governo do Paraná contratou o Consórcio Aeroenge – Cemosa – Setec como forma de executar o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A empresa hispano-brasileira é responsável pela realização do Plano Diretor Aeroportuário de Umuarama. “O material deve ser finalizado entre setembro e outubro deste ano e vai representar a finalização de uma importante etapa para que possamos inaugurar nosso aeroporto”, finaliza o secretário. 

[Assessoria]

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.