Umuarama

Diocese de Umuarama libera espaço para tratamento de vítimas da Covid-19

Sistema hospitalar de Umuarama já está saturado

A Diocese de Umuarama informou que disponibilizou, para a Prefeitura Municipal de Umuarama, aproximadamente 50 quartos para a instalação da tenda de atendimentos da Covid-19. O imóvel está localizado no Centro Diocesano de Formação, localizado ao lado do Parque Tarumã (saída para Xambrê).

Os trâmites legais ainda estão sendo formalizados e os locais, vistoriados. Deste modo, os ambientes serão  readequados para o atendimento ao público. O aumento considerável de casos do Coronavírus fez com que o prefeito Celso Pozzobom e a Secretaria Municipal de Saúde solicitassem o espaço.

“A Diocese se sensibiliza com esse momento que Umuarama e todas as cidades estão passando, por causa dessa pandemia, e espera em Deus que tudo isso passe logo, e que os enfermos retornem curados para as suas famílias”, diz uma nota divulgada à imprensa. Por sua vez, a prefeitura ainda não se manifestou publicamente sobre a possibilidade dessa parceria.

Caso seja viabilizado, esse espaço será o novo o ponto de atendimento de pessoas com síndromes gripais. O atual – também improvisado – funciona próximo ao Cisa Amerios.

Estrutura está localizada no CDF.

Situação grave

Segundo as autoridades de saúde, a situação é grave nos hospitais e unidades que atendem os infectados. Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde informa haver mais pacientes internados do que leitos ofertados. No momento há 37 UTIs exclusivas para Covid nos dois hospitais de referência de Umuarama e 38 pacientes internados, e nas enfermarias são 64 leitos e 67 pessoas hospitalizadas.
Além disso, nesta sexta-feira (28), o Pronto Atendimento Municipal tinha 22 pacientes assistidos, dos quais 9 estavam intubados e mais 1 em preparação. E no Ambulatório de Síndromes Gripais havia ainda 14 pacientes sendo tratados com sintomas da doença.
As notificações de síndromes gripais acumuladas desde março do ano passado somam 29.816 (equivalente a 26% da população), das quais 15.914 foram descartadas para coronavírus. Desde o início da pandemia foram confirmados 11.914 casos positivos da doença, e 189 óbitos.
Espaço possui aproximadamente 50 leitos.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.