Educação

Projeto ‘Trocando Ideias’ mobiliza municípios da região

Discussão de políticas públicas para a saúde da população

Aconteceu no dia 29 de abril o segundo encontro do ‘Projeto Trocando Ideias’, uma ação inédita na região criada pelo Sesc de Umuarama e Conselho Estadual de Educação Física do Paraná – CREF9.
O projeto é uma iniciativa que busca reunir os municípios da região de Umuarama, através de seus gestores esportivos e secretarias relacionadas, afim de discutir políticas públicas para a promoção de saúde de suas respectivas populações. Seu primeiro encontro ocorreu em 23 de fevereiro deste ano.
Os encontros são realizados através de videoconferências utilizando o Microsoft Teams. Nessa última edição participaram os municípios de Alto Paraíso, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama e Xambrê, através de seus respectivos representantes.
O tema desse encontro foi Consequências Psicosociais e Fisiológicas Pós Covid-19, e foi ministrado pela Empresária e Treinadora Cristina Ranzani. O trabalho da profissional baseou-se em pesquisas recentes sobre as consequências deixadas após a infecção e como o exercício físico e atividades físicas desenvolvidas pelos profissionais de educação física são fundamentais nesse momento para evitar ou amenizar sequelas e fortalecer o sistema imunológico.
Além do tema principal, há espaço para que os representantes compartilhem projetos e ideias que pretendem desenvolver, ou já estão sendo desenvolvidas em suas cidades. Momento esse que já vem gerando bons frutos, como o exemplo da cidade de Iporã que desde o primeiro encontro pôde elaborar e aplicar uma série de ações como a ‘Terça em Movimento’ e ‘Corridas Anonymas’ no município.
Michel Augusto, Silvia Sucupira e Cris Ranzani.

O secretário local Jefferson Tumelero de Souza, destacou a importância do Trocando Ideias e como desde o primeiro encontro pôde se basear em projetos e ações que já vinham sendo feitas em outros municípios, para movimentar Iporã, o mesmo envolveu diversos profissionais de educação física, lutas, dança, pilates, corrida, demais empresários locais e deixou a disposição da população grande diversidade de atividades obtendo grande aderência.

Nesse último encontro ainda foram apresentados projetos a serem desenvolvidos pelo Sesc nas próximas semanas como Dia do Desafio, Circuito Sesc de Xadrez Online em parceria com a Federação Paranaense de Xadrez, Ciclo Sesc e Copa Sesc de Futebol Virtual 2ª Edição.
Na liderança do planejamento estão a Conselheira do CREF9 Silvia Regina Nishiama Sucupira Sarto e o Técnico de Atividades do Sesc Umuarama Michel Augusto da Silva. Uma das idealizadora do projeto é a Gerente Executiva da Unidade Regional, Thais Mariane dos Santos.
Os próximos encontros logo serão agendados e há grande expectativa para novas ideias e ações que virão a beneficiar toda a região.
– Fotos: Divulgação
[Assessoria]

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.