Umuarama

Umuarama na pandemia: Mais de 10 mil infectados e 154 mortos

São 56 pacientes internados em Umuarama e outras quatro cidades

Em 13 meses de pandemia de Coronavírus, Umuarama chegou à marca de 10.024 pessoas contaminadas pelo vírus. Destas, 9.443 conseguiram se recuperar com uso de medicamentos e 154 adultos não resistiram e faleceram em decorrência de complicações provocadas pela doença contagiosa. Famílias enlutadas sequer tiveram permissão para velar seus entes queridos por conta do protocolo sanitário.
Diante de um quadro crítico de contaminação, as autoridades sanitárias informam que o sistema hospitalar está à beira de um colapso: leitos de UTIs lotados e de enfermarias com 70% de ocupação de sua capacidade. A vacina anti-covid-19 é uma esperança para baixar os números de infectados e de óbitos, mas o calendário é lento por falta de doses.
Até o final de abril, mais de 20 mil doses de vacina haviam sido aplicadas em pessoas de grupos considerados prioritários, sendo que quase 12 mil completaram a segunda dose de imunização. A Secretaria de Saúde anunciou testagem em massa de moradores que residem na áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde do Centro Saúde Escola (Unipar-Sede), do Jardim Lisboa e do Jardim Cruzeiro. É uma metodologia de prevenção que acontece somente agora, mas  poderá aliviar a situação nos meses seguintes. Seria nessas regiões que há maior incidência de contágio.
Óbito quase todo dia
Dois óbitos registrados no início do mês (dias 5 e 6) tiveram confirmação para coronavírus nesta sexta-feira (30), elevando para 154 o número de mortes em decorrência da Covid-19 em Umuarama. As vítimas são duas mulheres de 64 e 74 anos, que estavam internadas no Hospital Metropolitano de Sarandi e no Hospital Cemil e não resistiram às complicações da doença.
Já o número de casos positivos teve uma redução em comparação com os últimos dias – foram registrados nesse último dia de abril 30 casos novos, sendo 18 mulheres, 11 homens e 1 criança.
Umuarama superou a casa dos 10 mil casos de Covid-19 e conta hoje 10.024 pessoas com diagnóstico positivo para o coronavírus desde o início da pandemia, em março do ano passado, das quais 9.443 conseguiram se recuperar. A cidade tem hoje 389 positivados em isolamento domiciliar e 56 pacientes hospitalizados, 27 deles em unidades de terapia intensiva e 29 em enfermarias, nos hospitais locais e também nas cidades de Goioerê, Paranavaí, Cianorte, Maringá e Sarandi. Há ainda 324 pessoas com suspeita de infecção pelo vírus, uma delas hospitalizada.
Notificações
O número de notificações de síndromes gripais acumuladas há 13 meses soma 25.408, das quais 15.060 foram descartadas.
Leitos
Conforme a última atualização do setor de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nos hospitais locais com ala Covid a ocupação de UTI mantém-se em 100% (38 leitos ocupados) e nas enfermarias há pacientes em 47 das 64 vagas contratadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – pouco mais de 73% do total.
[Editoria Milênio]

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.