Umuarama

Como vai ficar o Trevo do Gauchão, em Umuarama

Obra será executada pela Construtora Castilho

O Diretor Geral do DER/PR, Fernando Furiatti, disse que foi possível fazer um grande projeto para o Trevo do Gauchão, em Umuarama. Segundo ele, a modernização desse trevo vai ser um dos símbolos dessa iniciativa de melhorias na PR-323. “Trata-se de um local que atualmente tem um alto índice de acidentes, e que vai receber uma modernização de primeiro mundo”, afirmou.

Conforme projeto em execução, na altura do Trevo Gauchão – km 300 – a rodovia será rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens, e fazendo com que as trincheiras de acesso passem por cima da rodovia. As alças possuem dimensões similares, com 27,5 metros de comprimento por 15,8 metros de largura.

Seu dimensionamento considerou a possibilidade de giro de um veículo bitrem de nove eixos, com comprimento total de 25 metros. As faixas de pista terão 3,6 metros de largura, com acostamento de 2,5 metros. Nas laterais serão instaladas barreiras do tipo New Jersey.

Trincheira

No trevo de acesso à Mariluz (PR-468) haverá outro viaduto para dar maior mobilidade de retorno para os veículos. Diferente do acesso ao Gauchão, nesse ponto, o chamado km 304, a PR-323 passará por cima da obra da trincheira, possibilitando que as marginais fiquem no nível atual.

No trecho de 4,4 quilômetros que separa as obras arquitetônicas mais vistosas haverá duplicação com barreira New Jersey e vias marginais. Após a trincheira no acesso a Mariluz ainda haverá uma extensão da obra por 700 metros, com encerramento previsto para o km 304,1 da PR-323.

Essa duplicação será efetivada pelo alargamento da pista existente, o que minimiza o impacto às propriedades lindeiras e os custos com desapropriações. As vias marginais foram dispostas de forma a expandir e complementar as laterais. Elas terão como finalidade separar o tráfego local para o de longa distância, permitindo o disciplinamento dos pontos de ingresso e egresso da rodovia. Ao longo do trecho estão previstas diversas agulhas de entrada/saída.

Fotos: Divulgação
[Assessoria]
Viaduto com duas alças – tipo anel.

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