Saúde

Umuarama começa vacinar 620 idosos com mais de 90 anos

Vacina será aplicada em domicílios para acamados e em quatro postos de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde  de Umuarama definiu a estratégia para vacinação dos idosos acima de 90 anos contra o coronavírus. A partir desta quarta-feira (10), equipes volantes levarão a vacina a idosos acamados e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertarão as doses com horário estendido de atendimento. É recomendado agendar horário para evitar filas.
UBS com vacinação
As UBS que atuarão nesta etapa da campanha são Vitória Régia, Jardim Lisboa, Primeiro de Maio e Bem-Estar. A expectativa é vacinar cerca de 120 idosos acamados em suas casas e em torno de 500 nas unidades de saúde por livre demanda, preferencialmente com agendamento. O paciente deve comparecer à UBS mais próxima com seus documentos (cartão SUS, CPF, RG e comprovante de endereço). Nestas unidades, a vacinação estará disponível até as 20h, às quartas, quintas e sextas-feiras.
Lote de vacina
Umuarama recebeu o quarto lote de vacinas da Sesa na última segunda-feira (8), para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. As doses são da vacina Coronavac (Instituto Butantan/farmacêutica chinesa Sinovac), exclusivas para pessoas acima dos 90 anos.
Os idosos têm a maior taxa de mortalidade em consequência do risco elevado de agravamento dos sintomas, geralmente associados a comorbidades como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios e cardíacos. Em Umuarama, a grande maioria das mortes (cerca de 50 óbitos) ocorreu entre pessoas de 70 a 79 anos e acima de 80 anos.
Desde o primeiro caso em março do ano passado, Umuarama acumula 6.992 casos positivos da doença, com 80 mortes. Há atualmente 2.536 positivados em isolamento e 26 pessoas hospitalizadas – 14 delas em unidades de terapia intensiva. Dos 20 leitos de UTI Covid credenciados na cidade, 19 estão ocupados segundo o setor de Regulação da Sesa.
[Editoria Milênio]

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.