Região

Vaca inseminada é mãe de bezerros trigêmeos

Fato é considerado raro pela técnica aplicada na inseminação

O criador de animais bovinos Edson de Azevedo Ribeiro, de Umuarama, teve mais uma boa surpresa esta semana com relação ao investimento feito no crescimento do rebanho de alta linhagem. Uma vaca Tababuã pariu bezerros trigêmeos. São duas fêmeas e um macho, que nasceram no tempo normal de gestação com boas condições de saúde.

A mãe dos bezerros é uma vaca Tababuã PO (Puro de Origem), que foi submetida à técnica reprodutiva de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). Edson Azevedo – que também é médico veterinário – observou que o fato é considerado uma novidade nesse protocolo de reprodução. “Às vezes, em 3% dos casos podem acontecer gemelar, mas trigêmeos foi à primeira vez que aconteceu na propriedade”, relatou. Os animais estão em um lote criado em uma fazenda localizada no município de Ribas do Rio Pardo (MS).

Foto: Reprodução | Pecuarista Edson de Azevedo.

A expectativa é que mais surpresas como essa ocorram no plantel inseminado.

Edson Azevedo é um dos principais criadores de gado da raça Tababuã no Paraná. Há 47 anos ele está conectado em tecnologias, promovendo seleção genética com reprodutores e matrizes de alto padrão.

 Técnica IATF

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), é uma técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas após a administração de medicamentos em dias predeterminados. Desta forma, é possível sincronizar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las todas no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio.

Essa técnica oferece uma excelente oportunidade de aumento da lucratividade na propriedade porque possibilita, além da utilização do sêmen de touros europeus, o incremento genético dos bezerros, a melhoria dos índices reprodutivos, a redução do intervalo entre partos e aumento do número de bezerros nascidos. Com isso, é possível realizar todo o processo de inseminação rápida e organizadamente, também melhorando o manejo das pastagens e racionalizando o uso da mão de obra e das instalações.

[Editoria Milênio – Geraembryo]

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.