Região

Faleceu o médico Jonathan Pliacekos

Médico foi infectado pela Covid-19 e não resistiu

Faleceu no final da tarde deste domingo (1), o médico clínico geral e ex-prefeito de Altônia – Jonathan Pliacekos. A morte foi confirmada por um de seus filhos, e comoveu familiares e muitos amigos que tinham esperança em sua recuperação após ele ter sido infectado por coronavírus.

O médico foi diagnosticado com o vírus da Covid-19 no último dia 22 de outubro e desde quinta-feira estava internado na UTI de um hospital em Foz do Iguaçu, cidade onde residia e trabalhava na rede municipal de saúde pública. Após a intubação, o paciente sofreu um AVC hemorrágico, o que complicou ainda mais as suas condições de saúde.

Momentos antes da sedação – já no leito da UTI – Dr. Jonathan, abatido e emocionado, gravou um vídeo comovente em tom de despedida amigos. “Combati o bom combate, batalhei pela vida. Espero ter sido exemplo para todos. Fica a mensagem de amor e carinho. Um beijo a todos”.

“Nosso pai deixa um legado de bondade, simpatia, carisma, ética profissional, amor ao próximo e principalmente luta para vencer na vida”, disse o filho Marcos. Pelas redes sociais são inúmeras as manifestações de sentimento e pesar pela morte do médico.

Durante a pandemia do coronavírus, os médicos do grupo de risco que prestam serviços ao município de Foz do Iguaçu passaram a trabalhar pelo sistema de telemedicina, sem contato pessoal com pacientes. Mesmo assim, Dr. Jonathan, que tinha idade avançada e comorbidades, foi vítima da doença contagiosa. Ele foi o 17º profissional médico do Paraná a perder a vida em decorrência desse mal.

Era natural da pequena cidade de Erebango (RS). Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1969 e começou a trabalhar em Altônia, onde exerceu mandato de prefeito na gestão 1989/1992.

Em 2019, recebeu do Conselho Regional de Medicina o Diploma de Mérito Ético-Profissional, que é conferido àqueles que completam 50 anos de atividades sob conduta exemplar.  Também foi homenageado em Foz com o Título e Cidadão Honorário, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A família ainda não havia informado o local de sepultamento.

  • Fotos: Arquivo pessoal.

[Editoria Milênio]

Dr. Jonathan no sistema de telemedicina.
Dr. Jonathan Pliacekos.

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.