Região

Frei Policarpo morre no dia de São Francisco de Assis

No dia em que a Igreja celebra São Francisco de Assis, o Frei Policarpo Berri, da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, faleceu na manhã deste domingo, 4 de outubro. Naquele momento, o sacerdote preparava-se para concelebrar a Santa Missa na Matriz.

O Frei Capuchinho tinha 96 anos de idade e foi encontrado morto em seu quarto. Ele seria o celebrante da Santa Missa na Igreja Matriz na manhã deste domingo. A despedida causou grande consternação na comunidade católica.

Conforme o Frei Neuri Francisco Reinisch, o Frei Policarpo havia ido dormir as 18 horas de sábado (3), como de costume, e hoje, antes das 8h da manhã, foi encontrado sem vida pelo enfermeiro que o auxiliava. A causa da morte foi considerada natural.

A primeira celebração em homenagem ao Frei será realizada às 15 horas. Mais missas de corpo presente serão celebradas durante o dia. De acordo com frei Neuri, todas as medidas de prevenção à Covid-19 serão tomadas durante a cerimônia fúnebre com presença de fiéis.

Frei Policarpo faleceu aos 96 anos.

História de Frei Policarpo

Em um domingo, dia 13 de julho de 1924, em Rodeio (SC), na área rural, nascia Inácio Berri, filho de Félix e Melânia Berri. Com 11 anos de idade deixou a casa dos pais para dar início aos estudos no seminário da Ordem Franciscana, em Rio Negro (PR).  No período do noviciado, o jovem adotou o nome de Policarpo. Foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro, no dia 25 de julho de 1950.

Frei Policarpo chegou a Pato Branco em janeiro de 1956 e no ano seguinte, a Ordem adquiriu a Rádio Colméia, atual Rádio Celinauta, iniciando um grupo de comunicação. Mas não apenas a população de Pato Branco, como de toda a Diocese vê nele um pastor especial. Frequentemente, pessoas dos mais diferentes lugares da Diocese, estão a sua espera na Canônica para uma bênção, um afago de mãos e uma palavra de conforto. Frei Policarpo é um dos padres que bem representou o papel das ordens e congregações na construção da Diocese de Palma-Francisco Beltrão.

. Imagens: Divulgação

[Assessoria de Imprensa/Pascom Diocesana]

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.