Política

Prefeitura de Umuarama será disputada por quatro candidatos

Três homens e uma mulher vão disputar o cargo de prefeito de Umuarama na eleição deste ano para o mandato 2021/2024. Os nomes – já definidos pelos respectivos partidos em convenções – ainda serão analisados pela Justiça Eleitoral assim que solicitarem os registros das candidaturas, até o dia 26 de setembro. No dia 27 começa oficialmente a propaganda eleitoral, inclusive na Internet.

No rumo certo

O prefeito Celso Luiz Pozzobom (PSC) planeja disputar a reeleição. E mantém na chapa o mesmo vice, o empresário Hermes Pimentel da Silva (DC). A coligação ‘Umuarama segue no rumo certo’ é constituída de 7 partidos: PSC, PSD, PSB, PTB, DC, Prós e Cidadania.

Celso Pozzobom (PSC).

Celso Pozzobom tem 66 anos, é empresário, agropecuarista e já exerceu dois mandatos de vereador (97/2000 e 2001/2004). Na primeira vez que disputou o cargo de prefeito, em 2008, obteve 17.300 votos e ficou em segundo lugar. Na segunda tentativa, em 2016, conseguiu nas urnas 27.434 votos (51,83%) e assumiu o cargo na sucessão de Moacir Silva.

Pozzobom diz que deseja prosseguir no comando da administração municipal para avançar com seu plano de governo. “Conseguimos nesse mandato colocar em prática aquilo que tínhamos para o desenvolvimento de Umuarama, com obras estruturantes. Enfrentamos várias barreiras, as coisas se adiantaram um pouco, mas tem muitas coisas para serem feitas. Isso nos possibilita a planejar um novo mandato para concluir aquilo que ficou no meio do caminho. Nosso pensamento é desenvolver o município muito mais, agora, com um planejamento de uma forma diferenciada. Colocar Umuarama em outro patamar, consolidada como pólo de desenvolvimento regional”.

Mulher Candidata

Beth Piccinini (PT)

Elizabeth Waleski de Freitas Piccinini, 63 anos, é professora da rede estadual de ensino. Beth Piccinini já foi candidata a uma vaga na Câmara Municipal. Na disputa pela Prefeitura ela representa o Partido dos Trabalhadores (PT) para ser opção de voto da ala esquerda. O candidato indicado para vice-prefeito é o advogado e empreendedor Emanuel Humberto de Oliveira Bueno (PL).

Professora Beth atua na profissão há 35 anos – 28 deles em Umuarama, onde também exerceu o cargo de diretora na Escola Estadual Isa Mesquita. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Pedagogia pela Universidade Paranaense (Unipar). Militante do PT, apresenta histórico de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores na área da educação.

Deus – Pátria – Família               

Nilton Giuliano Turetta, 48 anos, é advogado, nascido em Umuarama. Ele se habilita a disputar o cargo de prefeito pelo PRTB. O partido havia indicado o comerciante Carlos Roberto Dota para vice, mas ele desistiu de concorrer. Ele deverá ser substituído pela empresária patriota Eneli Fabris.

Giuliano Turetta (PRTB)

Giuliano Turetta também já é conhecido dos eleitores. Em 2018 ele disputou vaga de Deputado Federal pelo PSL e somou 8.348 votos, ficando na condição de suplente. Informa que renunciou ao fundo partidário eleitoral, ou seja, dinheiro público destinado ao financiamento da campanha.

“Mudança de Verdade, Umuarama”. É o lema da campanha eleitoral liderada por Giuliano Turetta. Sua candidatura tem o apoio do vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão. Entre as propostas está maior aproximação da administração municipal com o povo, a melhoria no ensino fundamental com a implantação de Escolas de Tempo Integral e uma Unidade Educacional Cívico Militar.

Dr. Sandro do Procon         

Sandro Gregório da Silva, 48 anos, é filiado ao Progressista (PP). Com desistência de Antônio Carlos Fávaro, ele assumiu a pré-candidatura a prefeito de Umuarama. O empresário Marco Aurélio Pellarigo (Republicano) é o vice na chapa.

Sandro Gregório (PP)

Sandro Gregório é advogado e atuou como secretário municipal da Defesa do Consumidor na gestão anterior. Foi na gestão dele que foi construída sede própria do Procon, a primeira dom interior do Paraná.

A coligação “Umuarama da Gente” é constituía pelo PP, PSL, DEM, Republicanos e Podemos.

Eleitorado

Umuarama possui 112.500 habitantes. Destes, 78.446 eleitores estão habilitados a votar na eleição municipal deste ano. O pleito, que foi adiado de 4 de outubro por conta da pandemia de coronavírus foi marcado para 15 de novembro. O 2º turno de votação – nos municípios que houver – será no dia 29 de novembro.

[Editoria Milênio]

. Imagens de Arquivo

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.