Paraná

Coronavírus já provocou a morte de 10 médicos no Paraná

O Conselho Regional de Medicina do Paraná confirmou esta semana que o Coronavírus já provocou a morte de 10 médicos no Estado desde o início da declaração da situação de pandemia. Maioria, profissionais de equipes de saúde que estão atuando na linha de frente em hospitais na tentativa de combaterem a doença que afeta milhares de pessoas.

O primeiro médico vítima da Covid-19 no Paraná foi Nelson Martins Schiavinatto, de 80 anos, morador de Cianorte. Ele faleceu no dia 4 de abril. Não estava na linha de frente, e seus familiares acreditam que ele tenha se contaminado durante uma viagem de turismo em cruzeiro marítimo.

O caso mais recente – a 10ª vítima, é Marcos Petyk Sereja, de 34 anos. O jovem médico cardiologista faleceu neste dia 2 de setembro depois de ficar internado mais de 20 dias no Hospital do Rocio, em Campo Largo. Era natural de Paranavaí e formado em universidade da Argentina. Atuou no Samu e atualmente estava trabalhando no Programa Saúde da Família, em Guaratuba, litoral do Paraná, onde residia desde 2014. Moradores daquela cidade prestaram homenagem póstuma ao profissional médico com uma carreata.

Entre os 10 médicos que faleceram no Paraná nos últimos dias estão o Vicente Lúcio Viana Lopes que tinha 79 anos e 56 de formação médica; e o neurocirurgião Lucas Pires Augusto, de 32 anos. Dr. Vicente faleceu em hospital de Curitiba no dia 11 de agosto, e o Dr. Lucas, casado com uma médica, faleceu no dia 8 de agosto, no interior do Estado.

Dr. Marcos Petyk também atuou no Samu do Litoral.

Na região de Umuarama também teve óbito de médico vitimado pela Covid-19. Gerson Márcio Negrissoli, de 52 anos, era morador de Alto Piquiri e também atuava em Guaíra. Infectado pelo vírus, estava se recuperando em casa, mas seu estado piorou e foi internado em hospital de Umuarama. Morreu no dia 20 de julho.

De acordo com o Conselho Regional de Medicina, o Paraná já teve 616 médicos com confirmação de Covid-19, entre os 4.124 profissionais de saúde infectados pelo vírus.

[Editoria Milênio]                         

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.