Saúde

Empresário de Pérola é curado da Covid-19 com uso de Plasma Convalescente

Depois superar momentos difíceis internado em estado grave em hospital de Umuarama, com diagnóstico de Covid-19, o empresário da cidade de Pérola, Marcos Roberto Gomes, de 55 anos, enviou um vídeo à equipe médica do SAMUTI – Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, que o tratou com o protocolo de Plasma Convalescente na UTI Covid-19 SUS do Hospital Cemil. Ele disse que também será um doador de plasma.

Completamente recuperado, Marcos Roberto voltou ao trabalho na manhã desta nesta quarta-feira (2), em sua empresa. Ele atribui o rápido restabelecimento e cura ao tratamento com Plasma que recebeu no hospital.

“Fiquei muito feliz com esse novo tratamento. Queria agradecer e dizer que sou o próximo doador de sangue para que eu possa salvar vidas”, disse.

Teoricamente, Marcos Roberto não fazia parte do grupo de risco para Covid-19. Aos 55 anos, não tinha histórico de pressão alta ou diabetes ou outras comorbidades comuns nesses casos, como doença cardiovascular ou pulmonar. Porém, ele ficou em estado grave.

O empresário começou a sentir os primeiros sintomas no dia 13 de agosto. Com o quadro agravado, procurou a Unidade de Saúde do seu município. No dia 19 foi transferido para a UTI do Hospital Cemil em Umuarama em estado grave. No dia 20 ele começou a receber o tratamento com o Plasma Convalescente. A melhora veio rápido.

Dois dias depois Marcos Roberto recebeu alta da UTI e ficou em recuperação por mais três dias na enfermaria. Ao todo foram nove dias de internação. O que é um período curto considerado curto pelos especialistas, para casos críticos de Covid-19.

“É uma doença em que períodos de longa internação são comuns. O uso do plasma ajuda a evitar o agravamento e assim a diminuir o tempo de internação. É menos sofrimento para o paciente e muito menos oneroso para o Estado. Por tudo isso, a doação de plasma pelos recuperados de Covid-19 é tão importante”, disse o médico pneumologista-intensivista Dr. Ronaldo de Souza, coordenador do SAMUTI, responsável técnico pela UTI Covid-19 do Hospital Cemil.

Marcos Roberto termina seu vídeo convidando outros pacientes que também tiveram a doença e se curaram para doarem também. “Estenda a sua mão nessa hora tão difícil” – pede.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 31 de agosto havia 120 pessoas infectadas pelo coronavírus em Pérola. Outros 64 casos eram considerados suspeitos de contágio pela doença. Desde o início da pandemia 5 pacientes morreram em decorrência de complicações provocadas pela doença, entre as vítimas, um casal de idosos.

[Assessoria]

SEJA UM DOADOR DE PLASMA

Se você teve Covid-19 e está em boas condições de saúde, agende sua doação no site do Hemepar:  https://www.pia.pr.gov.br/servicos/Saude/Atencao-a-Saude/Agendar-doacao-de-sangue-no-Hemepar-xv3Kqxo1%20. de qualquer cidade do Paraná.

Umuarama: (44) 3621-8307 – 3621- 8313- 3621-8300.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.