Saúde

Unipar abre inscrições para atendimento de psicologia à população

No extenso leque de projetos de extensão da Universidade Paranaense que prestam serviços relevantes à comunidade está o CPA – Centro de Psicologia Aplicada, criado em 1993 pelo curso de graduação em Psicologia. Dando suporte a estágio e outras ações de cunho científico e social, o projeto realiza, anualmente, cerca de dois mil atendimentos. Neste ano, a pandemia atrasou o reinício dos trabalhos. Só agora, com a autorização da Prefeitura para o retorno das atividades presenciais, serão retomados.

Como sempre, tudo começa pela triagem: os interessados em atendimento devem agendar um horário para a entrevista por telefone [informado abaixo]. “Todos que se inscreverem terão agendamento para vir ao CPA conversar com uma psicóloga, que irá ouvir suas queixas e, dependendo da gravidade, será inserida na lista de espera”, avisa a coordenadora do curso de Psicologia, professora Clarice Catelan.

As vagas são para pessoas de todas as idades. E a lista é para evitar aglomeração na sala de espera. Ela informa que, neste ano, não será cobrada taxa de atendimento. A taxa, com valor simbólico e revertido para o projeto, foi abolida por causa dos impactos negativos da pandemia de covid-19, que abalaram as condições financeiras das famílias menos favorecidas, público alvo do CPA da Unipar.

Os estagiários foram treinados ainda no início do ano. Com supervisão da professora Clarice e das psicólogas Mônica Maniezo e Silvileny Poncette, eles vão agora pôr em prática todo o conhecimento adquirido nos primeiros anos da graduação, enquanto fazem os atendimentos, individual ou familiar.

Também foram alertados em relação à série de recomendações dos órgãos de saúde para evitar contágio pelo coronavírus. “Estamos tomando todos os devidos cuidados sanitários, que vão da higienização das mãos e adoção de equipamentos de proteção individual à aferição da temperatura de todos, antes de entrarem no CPA”, garante a coordenadora.

Para a aferição de temperatura, a Unipar adquiriu termômetros digitais sem contato, aparelho moderno bastante utilizado neste momento de pandemia em locais que circulam muitas pessoas. Além disso, a limpeza dos ambientes foi intensificada. A cada atendimento, as salas são higienizadas. O curso de Psicologia da Unipar tem cerca de 300 alunos. E todos podem usar o CPA, já que o local dá suporte a outros projetos de extensão do curso de Psicologia, extramuros, que atendem UBS’s, escolas, hospitais, delegacia da mulher, CAP’s e ONG’s.

Inscrições pelo telefone: 3621-2834.

Novo endereço

Com estrutura  de 450 m2, mais moderna e mais aconchegante, a nova sede do CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Universidade Paranaense está Avenida Rolândia, 4397 [mas continua fazendo parte do complexo de prédios do Câmpus-Sede].

[Assessoria de Comunicação]

Psicólogas Mônica e Silvileny na sala de atendimento a famílias.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.