Umuarama

Instituto Nossa Senhora Aparecida homenageia pioneiros da medicina

Médicos pioneiros do Instituto Nossa Senhora Aparecida foram homenageados no dia 12 de junho, em comemoração aos 50 anos de fundação do Hospital. Precursores da medicina em Umuarama e região, os pioneiros receberam o título de ‘Amigo do Coração’, em reconhecimento ao trabalho e dedicação ao longo da história instituição.

“Viemos uma época em que a cidade era muito carente de especialidades médicas e a ajudamos a se tornar o grande pólo de saúde que é hoje. Esse é um momento de muito orgulho para todos nós e não poderíamos deixar passar em branco”, disse o Dr. Luiz Carlos Cortez Derenusson, diretor presidente do Instituto.

Devido à pandemia do Covid-19, as comemorações foram restritas, realizadas no anfiteatro do hospital, não foram abertas ao público e os homenageados usaram máscara e seguiram protocolos de segurança.

“Esse hospital sempre foi o sonho do meu pai, o Dr. Wilson Nelli (em memória). Nossa homenagem é para ele e também para todos aqueles que ajudaram a idealizar seu sonho, que é hoje um orgulho para todos nós, para a cidade de Umuarama e todo o Paraná”, disse o gestor Cristiano Derenusson Nelli, filho do fundador.

Médicos pioneiros do Hospital Nossa Senhora Aparecida.

História

O Dr. Wilson Nelli chegou à jovem e promissora Capital da Amizade, na época com apenas 15 anos de fundação. O médico, vindo da Santa Casa de São Paulo, logo percebeu que Umuarama era carente de médicos especialistas, principalmente no atendimento da saúde pública, para a população que mais precisa.

O Dr. Nelli convidou então os amigos Higashi Yoshi (em memória) e Dr. Yugo Morita (em memória) e juntos fundaram o Hospital Geral Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de junho de 1970.

O pioneiro estava certo e pequeno hospital logo tornou-se referência para toda a região. Pouco tempo depois o Dr. Nelli convidou o cunhado, o Dr. Luiz Carlos Cortez Derenusson e outros médicos de Minas Gerais. Formou-se então uma grande equipe de sócios médicos, atuando nas mais diversas especialidades.

A trajetória do Nossa Senhora é marcada pela expansão. O pequeno prédio de madeira deu lugar a uma imponente estrutura, atualmente com 8.000 m2, com um moderno centro cirúrgico, UTIs, pronto socorro, consultórios, salas de procedimento e outras dependências de serviços e atendimento, além de mais de 130 leitos de internação. São 280 colaboradores e mais de 150 médicos.

Pronto para o futuro

O hospital chega aos 50 anos pronto para o futuro. É referência nacional em cardiologia, medicina intervencionista, urgência e emergência e em cirurgia bariátrica. Em plena expansão, em breve irá dobrar a capacidade de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva, que passará a ter 20 leitos, sendo 13 Unidades Coronarianas.

O objetivo é ampliar os procedimentos de alta complexidade realizados na unidade hospitalar, principalmente as cirurgias cardíacas. O prédio está sendo totalmente revitalizado, com ampliação da estrutura, pintura e aquisição de novos equipamentos e mobiliário.

O sentimento é de gratidão por fazer parte desta história. “Já se foram muitos anos. É com muita honra que faço parte desse corpo clínico, que começamos junto com o Dr. Wilson Nelli. E é com muito prazer que nos encontramos neste momento, nesta vivência e nesta felicidade, comemorando hoje os 50 anos do Nossa Senhora”, disse a pioneira, Dra. Maria Angélica Castanheira Carvalho Ponce.

“São 50 anos de bons serviços prestados à população de Umuarama. O Nossa Senhora hoje, com seus mais de 280 colaboradores e 150 médicos faz um trabalho grandioso. Nosso reconhecimento à essa história, nossos parabéns e desejo de muitos longos anos de vida e prestação de serviços à nossa comunidade de Umuarama”, disse o prefeito Celso Pozzobom em mensagem enviada ao Instituto.

Homenagem aconteceu no anfiteatro do hospital.
Dra. Maria Angélica, uma pioneiras da medicina.
Os homenageados receberam o título ‘Amigos do Coração’

 

[Os homenageados]

DR. WILSON NELLI (EM MEMÓRIA)

DR. HIGASHI YOSHII (EM MEMÓRIA)

DR. YUGO MORITA (EM MEMÓRIA)

DR. EDSON MOREL

DRA. LUCIA BRIGIDA DE OLIVEIRA

DR. ANTONIO NASSIF JUNIOR

DR. ADALBERTO CARLOS GIOVANINI FILHO

DR. EDSON BRITO MANUEL

DR. LEONARDO WELTER JUNIOR

DR. FRANCISCO BUSTELO CALVO

DR. HEVERTON VARGAS ZILIOTTO

DR. DECIO AUGUSTO LEGNANI

DRA. MARIA ANGÉLICA CASTANHEIRA CARVALHO PONCE

DR. LUIZ CARLOS CORTEZ DERENUSSON

DR. CELSO YUKIMASA OBIKAWA

DR. RENATO MERÇON VIEIRA ( EM MEMÓRIA)

DR. REINALDO NAOQUI TAKEJIMA

DR. ALDINO PANAZZOLO

DR. GILBERTO MASSAMI YAMASHIRO

DR. TSUNEO SATO

DR. MÁRCIO TADEU FARIA BRASILEIRO

DR. JOSÉ LUIZ TISSOT

DR. MILTON JOSÉ BELLEZE

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.