Umuarama

Obras de reforma e ampliação em Unidades Básicas de Saúde de Umuarama

Está adiantado o serviço em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de distritos de Umuarama que estão em obras de reforma e ampliação. A do Panorama, na sede, também já está desativada temporariamente para receber as melhorias.

No Parque Jabuticabeiras, a construção já atingiu cerca de 70% e o estágio está ainda mais avançado no distrito de Serra dos Dourados, onde a empresa contratada pelo município já executou 80% das obras e entrou na fase de acabamento.

O objetivo desse investimento é melhorar o atendimento à população, ampliar os serviços e garantir boas condições de trabalho às equipes de servidores. A maior parte dos recursos é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com complementação do município e a previsão é de que o trabalho seja concluído até o final de julho.

Com a ampliação, as duas unidades terão incorporadas em suas estruturas uma nova área de serviço, cozinha, sala de esterilização e expurgo, cozinha, novos consultórios médicos, banheiros e sala para os agentes comunitários de saúde (ACS). Em Serra dos Dourados o investimento é de R$ 210,8 mil e a área em construção é de 115 m². Com a ampliação a unidade passará a ter 280 m² de espaço útil para atendimento e administração. A obra já está na fase de preparação para pintura.

Na UBS Jabuticabeiras foram construídos mais 97 m² de estrutura e a unidade passará a ter 230 m² de área total. O investimento é de R$ 168,6 mil e a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação está preparando uma grande reforma na parte antiga do posto de saúde.

Para o prefeito Celso Pozzobom, todos os setores da administração são prioritários, “mas nesse momento precisamos voltar os olhos à saúde, que enfrenta talvez a maior crise de sua história em todo o país”, disse. Lembrou que os investimentos na reforma e ampliação das unidades de saúde estavam previstos bem antes da pandemia. “Era para estarmos com as unidades já prontas, porque essas obras são uma luta antiga, mas a liberação dos recursos atrasou por conta das mudanças de comando no governo do Estado, desde 2017. Mesmo assim, os postos de saúde ficarão prontos em breve e poderão nos ajudar a vencer o desafio imposto pela Covid-19 no município”, completou o prefeito.

UBS Panorama

A reforma completa na Unidade Básica de Saúde do Panorama garantirá melhor atendimento à população. A obra a ser executada na unidade prevê adequação da estrutura do prédio, acabamentos elétricos e hidráulicos, pintura e cobertura, entre outros serviços. Os moradores do bairro estão sendo atendidos na UBS Cidade Alta (Jardim Belvedere).

(Assessoria

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.